Brasil tem no árbitro Carlos Bernardes seu Top 10

A boa campanha de Thomaz Bellucci no Masters 1.000 de Madri reacendeu a esperança de se ver um brasileiro novamente entre os melhores do mundo no tênis. O que passa despercebido para muitos é que o país tem, sim, e há alguns anos, um figurão no circuito. Um "top", na linguagem tenística, que dispensa raquete, bandana e golpes potentes do fundo de quadra.
COMENTE: Thomaz Bellucci pode ser um novo Guga? E top 10?
Carlos Bernardes, aos 46 anos, está entre os principais árbitros do planeta. Em seu currículo não constam milhões de dólares em premiações, mas o paulista de São Caetano do Sul pode se gabar de alguns feitos. Há 20 anos no batente, ele é figurinha fácil nas grandes finais. Já apitou três decisões de Grand Slam (duas de simples e uma de duplas) e inúmeras de Masters Series e torneios menores. Em seus passaportes, exibe dezenas de carimbos dos 60 países que visitou ao longo da carreira. E pensar que sua trajetória no tênis quase terminou antes de iniciar...
Ultimato
Em meados da década de 80, a chance de participar de uma edição da Federation Cup em São Paulo atraiu a atenção do então professor de tênis Carlos Bernardes. Curioso que sempre foi, inscreveu-se para atuar como juiz de linha na competição. Dali em diante, alistou-se em outros e, quando viu, já viajava pelo Brasil para participar de torneios. A "jornada dupla" foi sendo levada por alguns meses até que a então chefe de Bernardes, Cássia Lorenzini, deu-lhe um ultimato: que seguisse como professor ou que optasse pelo cargo de árbitro.
A definição pelo segundo campo se provou certa. Obviamente, até atingir um certo nível e comandar jogos de primeira linha alguns anos se passaram. Mas Bernardes não se arrepende em nada. Pelo contrário.
Hoje, ele possui um gold badge (distintivo de ouro), que confere o nível mais alto ao árbitro. Segundo o paulista, há entre 15 de 20 juízes com a distinção máxima no circuito.
– A ATP paga todas as despesas. Os torneios pagam outras, como alimentação e lavanderia – contou.
Como ocorre em qualquer esporte ou profissão, há competição entre os árbitros. Mas Bernardes garante que se trata de uma disputa sadia.
– Eu me dou bem com todos. Acho que depois de 20 anos, se não tivesse feito amizades, não estaria neste trabalho. Somos como uma segunda família para nós mesmos – disse o juiz, que atualmente mora em Bergamo (ITA) e abusa das redes sociais para falar com a filha, Anna Luiza, de 12 anos, que mora em São Caetano.
Privacidade
Juiz não é amigo de tenista e vice-versa. Assim rege o código de conduta da ATP. Mas uma exceção ou outra pode ser aberta, relata Bernardes.
– Pode acontecer de ir a um lugar jantar e alguns jogadores convidarem para se juntar a eles. Mas nada de combinar com ele de ir jantar.
Todo o comedimento, porém, não impede que o árbitro brasileiro cometa atos de tietagem explícitos.
Em uma de suas finais do US Open, pediu um autógrafo de Tiger Woods em uma bolinha e foi atendido. Privilégios de um juiz Top 10.

Todos Esportes
Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030
Há 1 semana
Corinthians
Memphis Depay revela incômodo após derrota do Corinthians
Há 1 semana
Todos Esportes
Vídeo: Gabigol se desculpa com torcida do Santos após declarações sobre Flamengo e Cruzeiro
Há 1 semana
Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 3 semanas
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 3 semanasMais LANCE!

Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU

Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país

Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro
