LANCE!
12/10/2018
20:17

Em desafio intercontinental, foram definidas nesta sexta-feira as semifinais do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, na categoria Quad. Maior competição da modalidade na América Latina, o campeonato abre a Semana Guga Kuerten 2018, que prossegue até o dia 21 de outubro nas quadras do Jurerê Sport Center, no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Entre os quatro atletas que buscam vaga à final da categoria Quad, neste domingo (14), está o catarinense Ymanitu Silva, representante da América do Sul, que enfrenta o guatemalteca Julio Rueda, da América do Norte. No outro confronto semifinal, duelo entre Ásia e América do Sul: o japonês Mika Ishikawa encara o chileno Pablo Araya.

Na abertura da rodada da quinta-feira nublada, em Jurerê Internacional, Ymanitu Silva passou sem dificuldade pelo conterrâneo Lucio Umeki. Venceu em dois sets, de 6/1 e 6/0. Enquanto Rueda superou o brasileiro Vinicius pontes, por idêntico placar de 6/1 e 6/0. Na outra semifinal, Araya bateu o brasileiro Augusto Fernandes em 7/5 e 6/2. Já a Ishikawa, coube derrotar o chileno Carlos Munoz, em duplo 6/2.

Rodrigues fura barreira estrangeira na chave principal

Número 1 do Brasil, Daniel Rodrigues é o único representante nacional nas semifinais da Main Draw, a principal categoria em disputa na 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas. O 21º do ranking mundial bateu o argentino Ezequiel Casco, em 6/0 e 6/3. Agora, Daniel encara o espanhol Daniel Caverzaschi, 16º do mundo, que venceu o colombiano Eliecer Barrios, em duplo 6/2.

Na segunda semifinal estão o argentino Agustin Ledesma, 14º do ranking ITF, e o chileno Alexander Cataldo. Ledesma ganhou do norte-americano Casey Ratzlaff, por 6/4 e 6/3, enquanto Cataldo venceu o chileno Jaime Sepúlveda por 6/2 e 6/1.

Entre as mulheres, apenas a brasileira Meirycoll Duval conseguiu avançar às semifinais da Main Draw. Ela enfrenta a alemã Katharina Kruger, nona melhor do ranking mundial. Na outra decisão estão a chilena Macarena Cabrillana e a colombiana Angélica Bernal, 13ª ITF.

Elite do beach tênis nacional na semana Guga Kuerten

As quadras de areia do Jurerê Sport Center recebem a elite do Beach Tennis no Brasil, com a disputa da Copa das Federações. O torneio interfederações integra a programação da Semana Guga Kuerten e conta pontos para o ranking nacional da CBT (Confederação Brasileira de Tênis). As disputas vão até domingo, dia 14 de outubro.

São nove Estados participantes, e em torno de 300 atletas inscritos, entre eles os campeões mundiais com a Seleção Brasileira, em agosto passado, na Rússia: Rafaella Miller, Joana Cortez, Marcela Vita, Thales Santos e Marcus Vinícius Ferreira.

Os Estados na disputa pelo título, em seis categorias, são Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No ano passado, os paulistas sagraram-se campeões.

A Copa das Federações está dividida nas categorias Profissional, Amadoras (A, B e C), sub-14 e acima de 40 anos. O formato de jogos é similar ao Mundial por equipes, com um jogo de dupla masculina e um jogo de dupla feminina. Em caso de empate, a dupla mista decide o confronto.

Tennis kids reúne tenistas de todo o país

A garotada de todo o país está em busca dos troféus no Tennis Kids, nas categorias de 8 a 11 anos. Os jogos estão sendo disputados nas quadras do Jurerê Sport Center (JUSC) e no Clube 12 de Agosto, em Jurerê Internacional.

As finais do torneio Tennis Kids estão programadas para a partir das 8h30min deste domingo. Entre os dois locais de competição, foram realizados aproximadamente 120 jogos nesta sexta-feira.

O Dia das Crianças foi comemorado hoje no clube oficinal do evento com duas ações para a garotada. Pela manhã a equipe da Escola Guga garantiu a diversão com a Arena Guga Tênis, com diversos desafios para os futuros tenistas. No final da tarde, foi a vez do tricampeão de Roland Garros reunir os atletas que disputam o Tennis Kids para um bate-papo. Guga incentivou as crianças, relembrando momentos da infância e sua trajetória no tênis infanto-juvenil.

FINAL DE SEMANA TEM QUALIFYING DO TORNEIO INFANTOJUVENIL

Prosseguem neste sábado as disputas dos jogos da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas, do Tennis Kids, e da Copa da Federações de Beach Tennis. O sábado também marca o primeiro dia do torneio qualificatório da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, que define os classificados no domingo.

E, a partir de segunda-feira (15), tenistas de todo o país entram em quadra na disputa da chave principal da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, competição que vale pontos no ranking da CBT (12 anos), do COSAT (14/16 anos) e da ITF (18 anos).

Na categoria 14 anos, os atletas disputam a oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, que acontece antes das finais do ATP World Tour Finals. E na 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham o wild card para competir no Le Petit As, em Tarbes (na França), um dos principais torneios juvenis da Europa.

Os últimos três dias da Semana, concentram os jogos da Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado (dia 20), com caráter recreativo para crianças de 4 a 10 anos, organizado pela equipe da Escola Guga, além das finais do 12, 14, 16 e 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil.

A Semana Guga Kuerten é promovida pelo Guga Kuerten Company com a parceira da Genial Investimentos, Café do Ponto, Aurora Alimentos, Lacoste, Estácio, Jurerê Il Campanário, e Comitê Paralímpico Brasileiro, e com apoio de Instituto Sabin, C-tech Construtora, Red Horse Energy Drink, Involves, Lougge, Escola Guga Tênis, RGK Investimentos Imobiliários, Coltex Têxtil, blau.blau, Clube Doze de Agosto, Pó Piacentini, ITF, CBT, FCT, daquiprafora, Quadroville, Arnica Sports e Água Mineral Santa Rita.

10ª SEMANA GUGA KUERTEN
Data: 11 a 21 de outubro
Local: Jurerê Sports Center (Florianópolis)
Programação:
11 a 14/10 - Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas
11 a 14/10 - Tennis Kids
12 a 14/10 - Copa das Federações de Beach Tennis
13 e 14/10 - Qualifying Copa Guga Kuerten Infantojuvenil
15 a 21/10 - Copa Guga Kuerten Infantojuvenil
18/10 - Homenagem da FFT ao Guga, às 15 (Jusc)
19 a 21/10 - Copa Guga Kuerten de Beach Tennis
11 a 21/10 - Mostra Guga Kuerten
20/10 - Festival Escolinha Guga de Minitênis
21/10 - Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil