Christian Oliveira

Divulgação Tennis Route

TÊNIS NEWS
26/08/2020
13:34
Rio de Janeiro (RJ)

Muito se fala que o tênis é um esporte para as camadas mais privilegiadas da sociedade. Mas Christian Oliveira e sua família são as provas que o esporte é inclusivo e dá excelentes oportunidades.

O jovem de 20 anos soma quatro pontos no ranking mundial da ATP e vem buscando o sucesso no esporte mesmo com suas raízes humildes. Ele nasceu e ainda mora na comunidade da Gardênia Azul, situada às margens da Av. Ayrton Senna, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e esta semana está disputando o 2º torneio profissional da Tennis Route, academia situada no Recreio dos Bandeirantes, onde também treina.

Christian, que foi campeão Brasileiro aos 16 anos, superou nesta terça-feira Gustavo Parise por 6/0 6/3 e buscará vaga nas quartas de final nesta quarta-feira contra João Fonseca.

Oliveira é filho de Glaucier Oliveira, mais conhecido como Pará, professor de tênis oriundo da Rocinha, que treinou no início da carreira o multicampeão de Grand Slams, Bruno Soares. Christian vem tentando vencer no esporte como fez seu pai e vem fazendo seu irmão Patrick que recentemente se formou na universidade americana na Geórgia com bolsa integral por conta do tênis.

O tênis já trouxe grandes experiências a Christian. Além de disputar campeonatos fora do país, chegou a passar um período treinando na Espanha e mais recentemente estava na Itália treinando na Accademia del Tennis, em Villa San Giovanni, no sul do país. Por conta da pandemia e para resolver questões burocráticas, precisou retornar ao Rio de Janeiro.

"As coisas sempre foram mais difíceis para mim pois o tênis ainda é um esporte de elite, mas nunca me incomodei com isso, sempre busquei dar o meu melhor todos os dias e hoje estou feliz pois estou em um excelente lugar na Europa e com mais oportunidades de jogar torneios", disse Oliveira que estará na Tennis Route se preparando para retomar o circuito internacional até pelo menos o final do ano.Seu retorno para a Itália deve ocorrer no começo de 2021.

Ele precisou ficar três meses trancado em casa durante o pico da pandemia na Itália que foi um dos países mais atingidos da Europa: "Fiquei isolado sem minha família, três meses trancado. No sul a situação não estava tão ruim como no norte da Itália, mas mesmo assim ninguém podia sair de casa. Mas também ajudou a fortalecer meu mental, busquei aprender coisas novas em casa e tentei tirar proveito e aprendizado disso. Agora os torneios estão retornando e estou empolgado", apontou o jogador que precisou a voltar ao Rio de Janeiro para resolver questões de documentação e está morando na Gardênia Azul.

A quarta-feira vai definir os classificados para as quartas de final do 2º torneio profissional da Tennis Route. Além de Christian, João Pedro Sorgi, ex-top 8 do mundo juvenil, é outro destaque. O atleta de Sertãozinho (SP), que veio de sua base em Itajaí (SC), enfrenta o atleta da Tennis Route, Daniel Szuczpak.

Os quatro principais favoritos, Guilherme Clezar, 268 do mundo e quarto do Brasil, Pedro Sakamoto, 296º colocado e sexto do país, Christian Lindell, campeão do primeiro torneio e terceiro cabeça, e Wilson Leite, quarto pré-classificado, esperam rivais nas quartas após saírem adiantados na chave. Eles estreiam apenas na quinta-feira.

A chave feminina segue após a primeira rodada realizada nesta terça-feira. O torneio está em formato de três grupos com três tenistas com todas jogando contra todas com final prevista para o sábado. Nas duplas do masculino, o 93 do mundo e quarto do Brasil, Fernando Romboli, e o parceiro Clezar aguardam rivais que devem sair apenas na quinta-feira.

A quarta-feira tem prevista onze partidas largando às 10h.

A segunda semana de torneios da Tennis Route distribui mais de R$ 6 mil e tem o patrocínio da CPR Med.

Resultados desta Terça-Feira - 2º torneio Profissional Tennis Route:

Masculino
João Pedro Sorgi 6/1 6/0 Lucas Costa
Daniel Szuczpak 6/4 6/2 Felipe Peixoto
Christian Oliveira 6/0 6/3 Gustavo Parise
João fonseca 6/3 6/4 Gustavo Giudici
Joaquim Almeida 6/2 6/2 Guilherme da Matta
Pedro Rodrigues 6/1 6/1 Lucas Fully
Lorenzo Esquici 6/3 6/1 Luis Bulcão
Gustavo Madureira 6/1 6/1 Nicolas Oliveira

Feminino
Isabela Mercante 6/2 6/0 Vitoria Maximiliano
Ana Flavia Rodrigues 6/2 6/0 Clarice
Gabriela Felix 6/3 6/3 Carol Oliveira


Programação desta Quarta-Feira - 2º torneio Profissional Tennis Route:

10h - Carol Oliveira x Luise Bastos
Camila Lago x Vitoria Maximiliano
11h30 - Daniel Szuczpak x João Sorgi
Joaquim Almeida x Pedro Rodrigues
13h - João Fonseca x Christian Oliveira
Lorenzo Esquici x Gustavo Madureira
14h30 - Lima / Peixoto x Oliveira / Duarte
Leite / Sorgi x Brocchi / Oliveira
16h - Rodrigues / Almeida x Martins / Tavares ou Peralta / Escobar
Madureira / Esquici x Giudici / Giudici
17h - Ana Flavia Rodrigues x Valentina Silva