Thiago Monteiro

Cordoba open

Tênis News
02/06/2021
19:09
Paris

Número 80 do mundo e primeiro do Brasil, Thiago Monteiro oscilou bastante e foi eliminado, nesta quarta-feira, na segunda rodada de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano, disputado no piso de saibro de Paris, na França.

O cearense caiu por 3 sets a 2 diante do americano Steve Johnson, 88º colocado, com parciais de 6/3 6/7 (7/2) 7/6 (7/2) 3/6 6/3 após 3h49min de duração no último jogo do dia da quadra 12 do complexo parisiense.
Monteiro não repete a campanha do ano passado quando chegou na terceira rodada e perderá ao todo 45 pontos (defendia 90 de 2020 e marcará 45). O tenista desistiu de disputar o quali no final de semana do torneio ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, na grama, e deve voltar a jogar ou em Queen´s, em Londres, ou Halle, na Alemanha, ambos a partir do qualifying.

Esta foi a quarta partida de Thiago Monteiro decidida em cinco sets. Desta o brasileiro venceu apenas duas, uma pela primeira rodada em Roland Garros 2017 e outra em Wimbledon no mesmo ano.

Na busca de vaga nas oitavas de final, Johnson encara o cabeça de chave 12, o espanhol Pablo Carreño Busta, que venceu o francês Enzo Couacuad em 2/6 6/3 6/4 6/4.

O jogo

Johnson iniciou a partida firme na linha de base, abriu 2/0, mas viu o brasileiro devolver a quebra n sequência. O jogo seguiu apertado e em erro de Monteiro, o americano conquistou quebra no oitavo game e saiu em vantagem.

Na segunda etapa, o jogo se igualou em intensidade e também erros, os tenistas trocaram quebras entre o sexto e sétimo games e a disputa foi para o tiebreak, onde o brasileiro foi muito sólido, abriu 5/1 e empatou o jogo.

Na terceira etapa, Johnson voltou a sair em vantagem, abriu 4/1 com quebra no quarto game, mas sacando para a parcial foi pressionado e quebrado e a disputa foi para um novo tiebreak. Ali, o americano viu o brasileiro errático, abriu 5/0 e administrou.

No quarto set, Johnson abriu quebrando o saque de Monteiro que permaneceu na luta, devolveu a quebra no sexto game e virou vencendo cinco games em sequência com quebra no oitavo game e forçando o set final.

Nele, os tenistas iniciaram se pressionando e salvando breakpoints. O jogo seguiu parelho e a quebra veio para o americano em bela passada no sexto game. Sem desistir, o Monteiro devolveu a quebra, mas não sustentou o saque, foi quebrado no oitavo game e acabou derrotado.