Monteiro exalta vitória contra Thiem no Rio Open
Brasileiro destacou o triunfo, mas ainda não sabe se é um dos maiores da carreira

Thiago Monteiro, número 83 do mundo, celebrou sua vitória na noite desta segunda-feira sobre o austríaco Dominic Thiem, 96º, por 6/1 3/6 7/6 (7/2) após 2h44min pela primeira rodada do Rio Open.
"Sem dúvidas um jogo muito gratificante pra mim da forma que joguei. Comecei bem depois acho que o Thiem subiu um pouco o nível. Tive um pouco de desconcentração uns dois pontinhos ali, fez um pouco a diferença e ele administrou bem o segundo set. Terceiro foi um nível bem alto. Foi um jogo que consegui manter a consistência. Primeira vitória do ano, ainda mais aqui no Rio. Super positivo. Ainda mais aqui no Rio. Muito feliz com o apoio aqui da torcida que sempre comparece. Sempre uma energia diferente. Sempre consigo apresentar uma boa competitividade e foi o que aconteceu hoje. Agora é usar a confiança dessa vitória. Venho trabalhando muito firme mesmo que algumas semanas tenham escapado . Em nível de treinos venho desempenhando bem. É cada vez mais estar competindo com a qualidade de treino que venho tendo. Estava confiante para entrar em quadra", analisou o brasileiro.
Ao ser perguntado em qual posição colocaria essa vitória contra um ex-top 3 e campeão do US Open de 2020, Monteiro destacou: "Não pensei nisso, estava ali no jogo, adrenalina alta, concentrar nas coisas que precisava fazer. Thiem é um jogador incrível. Reconheço que ele ainda não estava no nível que costumou jogar, mas de qualquer forma jogou um bom nífel hoje. Mas é um cara que ganhou Slam, esteve muito tempo no top 3. Eu sou fã dele, admiro ele jogar, do estilo dele, intensidade que ele coloca. Sem dúvidas pra mim, é muito gratificante, fico muito feliz por essa vitória tão grande, ainda mais aqui em casa. Ainda assimilando tudo, aproveitando um pouco essa felicidade e emoção. Depois eu conseguirei ranquear (importância) essa vitória".
Os dois haviam treinado na semana e pela proximidade dos treinadores vêm com frequência praticando, mas no jogo a coisa fica diferente: "Treinamos bastante juntos, meu treinador é bem próximo do dele. No dia que saiu a chave treinamos juntos. Sem dúvidas conhecia um pouco do jogo dele, mas às vezes em treino não é da forma em competição. Em competições ele sobe o nível geralmente. Sabia de algumas características e padrão. Preparei um pouco visualizando a forma que ele jogou lá. Tinha alguns padrões em mente, mas na competição foi completamente diferente. Foi um jogo muito duro, decidido nos detalhes. Emocional também. Saio muito satisfeito com o desempenho e com uma qualidade e solidez mental que apresentei".
Monteiro aguarda por Cameron Norrie, 13º, ou o argentino Juan Cerundolo, 107º, nas oitavas de final.

Tênis
Velho rival de João Fonseca leva ponto do mês contra Shelton
Há 2 horas
Lance! Negócios
Roger Federer tem prejuízo milionário e vê fortuna sair da casa do bilhão; entenda
Há 4 horas
Tênis
João Fonseca vê rivais da geração avançarem rumo ao Top 10
Há 5 horas
Tênis
João Fonseca já tem calendário definido para a reta final do ano
Há 5 horas
Tênis
João Fonseca estreia esta semana em Cincinnati; confira data da partida
Há 6 horas
Tênis
Rafael Jodar é surpreendido por Nakashima em Montreal
Há 19 horasMais LANCE!

Orlando Luz e Rafael Matos avançam à final de Montreal

Jodar lidera NextGen com dobro de pontos de João Fonseca

Algoz de João Fonseca, Ben Shelton avança em Montreal

Rafael Jodar alcança feito inédito com vitória em Montreal

João Fonseca encara holandês na estreia em Cincinnati

Tenistória: em 2001, Guga venceu rodada dupla e triunfou em Cincinnati

Americano vence e vai passar João Fonseca no ranking

Cincinnati antecipa sorteio; veja o impacto a João Fonseca

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Saiba quanto João Fonseca faturou pela campanha no Masters 1000 de Montreal

Derrota de João Fonseca em Montreal repercute: 'Temos que aceitar'

João Fonseca cai para Ben Shelton e se despede de Montreal nas oitavas



