Federer brilha, bate Cilic e vai à 3ª rodada em Roland Garros
Suíço encara alemão Koepfer em busca das oitavas

Em seu primeiro grande desafio em Roland Garros, Roger Federer, número oito do mundo, garantiu vaga na terceira rodada nesta quinta-feira, segundo Grand Slam da temporada e seu primeiro Major desde o Australian Open em janeiro de 2020.
O natural da Basileia superou o ex-top 3 e atual 47º colocado, o croata Marin Cilic, por 3 sets a 1 com parciais de 6/2 2/6 7/6 (7/4) 6/2 após 2h34min de duração na quadra Philipp Chatrier, a principal do Aberto da França.
Este foi o 11º jogo entre os dois e a 10ª vitória do suíço que o derrotou nas finais de Wimbledon em 2017 e do Australian Open em 2017 e só perdeu no US Open de 2014.
Esta é a terceira vitória de Federer desde o retorno após mais de um ano ausente por duas cirurgias no joelho. Aos 39 anos ele venceu um jogo no torneio de Doha, noc Qatar, em março, caiu na estreia em Genebra, na Suíça, e pela primeira vez vence dois jogos em um mesmo torneio.
Ele vai encarar na terceira fase o alemão Dominik Koepfer, 59º colocado, que bateu o cabeça de chave 32, o americano Taylor Fritz, em quatro sets.
Esta é sua vitória número 1245 na carreira, a 364ª em Grand Slams e 225ª no piso de saibro.
O jogo
Federer se viu com break-point contra logo cedo, jogou a isca para Cilic morder com slice no meio da quadra. Saslvou a chance e quebrou duas vezes seguidas abrindo 5/1 e fechando rapidamente no saque por 6/2.
O suíço teve chances no começo do segundo set, não converteu e pagou caro. Cilic elevou o nível, quebrou e colocou mais pressão no jogo de Roger. Teve chances de ampliar o placar, mas Federer confirmou e ficou firme no quarto game. A nova quebra veio no oitavo game e Cilic fechou em 6/2.
O terceiro set viu Federer quebrar e abrir 3 a 1, mas Cilic foi buscar, virou para 4 a 3. A parcial caminhou com os saques fazendo valer sua força com os tenistas cada um levando violação de tempo, uma advertência. No tie-break, Federer abriu vantagem após dupla-falta do croata. Roger não desperdiçou, aplicou grande direita e finalizou com um ace por 7/6 (7/4).
A vantagem no placar deu conforto e Federer quebrou no quarto game, abriu 4 a 1 com rapidez e fechou com nova quebra decretando números finais e abrindo aquele sorriso.
Foram 44 winners e 27 erros de Federer. Cilic aplicou 43 vencedoras e errou 44.

Tênis
Tênis: Alcaraz justifica participação em torneio de exibição
Há 6 horas
Tênis
Ex-número 2 do mundo, Casper Ruud é confirmado no Rio Open 2027
Há 2 dias
Tênis
João Fonseca anuncia pausa na temporada e desabafa: 'Não deixa de ser frustrante'
Há 3 dias
Tênis
Ainda fora do circuito ATP, João Fonseca sobe no ranking de tênis
Há 3 dias
Tênis
Após Copa Davis, quais os próximos torneios de João Fonseca
Há 4 dias
Tênis
Brasil vence a Suíça nas duplas e avança na Copa Davis
Há 5 diasMais LANCE!

Com ou sem João Fonseca, Gustavo Heide se consolida na Davis

As lágrimas de João Fonseca na Copa Davis representam alívio

João Fonseca vai voltar a subir no ranking após a Copa Davis

Multicampeão, Wawrinka elogia brasileiros na Copa Davis

João Fonseca celebra vitória após nova lesão: 'Muito especial'

Exclusivo: Guga Kuerten e Meligeni recordam momentos especiais na Davis

João Fonseca se recupera e vence na abertura da Copa Davis

João Fonseca estreia na Copa Davis; horário e onde assistir

Fisioterapeuta relembra homenagem de João Fonseca: 'Minha mãe mereceu'

Campeão mundial pelo Corinthians disputa torneio de tênis

Brasil explica escolha do piso para confronto da Copa Davis contra a Suíça

João Fonseca admite antes da Copa Davis: 'Gostaria de estar melhor fisicamente e mentalmente'

Copa Davis: João Fonseca abre o confronto diante da Suíça nesta sexta
