Thomaz Bellucci

Ecuador Open

TÊNIS NEWS
08/02/2017
22:05
Quito (Equador)

Em uma difícil estreia, como era esperada, Thomaz Bellucci, 100º do mundo, derrotou o ex-top 10, o sérvio Janko Tipsarevic, atual 101º, e garantiu vaga direta nas quartas de final do ATP 250 de Quito, no Equador, evento que abre a gira sul-americana no saibro.

O paulista de Tietê marcou 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (10/8) 7/6 (7/2) após 2h10min na quadra central co Club Jacarandá na capital equatoriana.

Atual vice-campeão do torneio, Thomaz já descartou os pontos esta semana e como ganhou bye na primeira rodada foi direto para as quartas para enfrentar o argentino Renzo Olivo, 103º colocado, que passou pelo colombiano Santiago Giraldo com parciais de 7/6 (7/3) 2/6 6/3.

A vitória é a primeira do ano do brasileiro que havia jogado Sydney e o Australian Open caindo nas estreias. É o terceiro triunfo em quatro jogos contra o sérvio que foi oito do mundo, teve problemas físicos e vem retornando. Tipsarevic vinha invicto com dois títulos em challengers na Tailândia no começo de temporada.

O jogo

Bellucci sacou muito bem desde o início da partida, sem dar chances ao sérvio que, por sua vez, tratou de dominar seus games com grande consistência. O brasileiro teve uma chance de quebra no 11º game, mas o sérvio conseguiu confirmar e em seguida a definição foi para o tie-break. No desempate, Bellucci começou muito sólido e abriu rapidamente 6-1, mas relaxou demais na hora de fechar e viu o sérvio crescer e vencer 5 pontos seguidos. O brasileiro voltou a ter set-points no 7-6 e 9-8, aproveitando apenas o último e fechando em 10-8.

Na segunda etapa o brasileiro pressionou, saiu quebrando, mas viu Tipsa produzir bom tênis e igualar. O jogo seguiu saque a saque. Bellucci salvou um 15/40 no 5/5 com um bom forehand e um erro bobo do europeu. No desempate uma bomba de forehand deu a vantagem de 4 a 2, Thomaz abriu outra miniquebra e fechou por 7/6 (7/2), vibrando bastante.