Victoria Azarenka

USTA

TÊNIS NEWS
11/09/2020
00:54
Nova York (EUA)

Tudo parecia nebuloso para Victoria Azarenka. Após um primeiro set abaixo e com Serena Williams passeando, a bielorrussa ex-número 1 do mundo se recuperou para virar diante da americana que chegou a sentir dores no tornozelo e garantiu vaga na decisão do US Open.

A tenista do leste europeu 27ª do mundo marcou 1/6 6/3 6/3 após 1h55min sobre a americana oitava do ranking  na quadra Arthur Ashe com teto fechado por conta da forte chuva em Nova York. É a primeira vitória de Vika em onze jogos contra Serena em Slams e quinta em 23 encontros no geral.
Azarenka adia mais uma vez o sonho de Serena igualar a australiana Margaret Court com 24 títulos de Grand Slam. A americana persegue tal feito desde o Australian Open de 2017 quando venceu seu 23º e perdeu quatro finais desde então as duas anteriores em Wimbledon e em Nova York.
Dona de dois títulos no Australian Open em 2012 e 2013, Victoria atinge sua terceira final no Aberto dos Estados Unidos e quinta de Slam e buscará sua primeira conquista de terceiro Major. Seus dois vices haviam sido contra Williams também em 2012 e 2013. Ela jogará neste sábado às 17h contra Naomi Osaka, nona colocada, que passou pela americana Jennifer Brady, 41ª, por 7/6 (7/1) 3/6 6/3.
O duelo deveria ter acontecido na final de Cincinnati, mas Osaka sentiu lesão e deu WO dando o título para Azarenka. A japonesa lidera por 2 a 1 os encontros, mas o único no piso duro foi vencido pela jogadora europeia.
O jogo
Foram 12 bolas vencedoras de Serena no primeiro set e mais de 70% de um potente primeiro serviço em quadra. Azarenka levou quebra no começo, ficou acuada e só foi entrar no jogo quando perdia por 4/0, teve chances de devolver uma das quebras, mas falhou e Serena fechou por 6/1 em 35 minutos.
No segundo set a bielorrussa entrou definitivamente na partida, confirmou seus games de saque, pressionou e obteve a quebra com potentes bolas e winners. Ela abriu 5/3 e fechou com nova quebra em 6/3.
No terceiro, Serena passou a sentir no tornozelo no começo, puxou o pé, Azarenka conseguiu a quebra e em games difíceis abriu 4/1 e fechou no saque por 6/3.