Micale cita Rafaela Silva e Hypólito como exemplos à Seleção e faz apelo
Treinador lembra que judoca e ginasta deram voltas por cima depois de fracassos em outras Olimpíadas. Ele critica imediatismo nas análises e faz apelo à torcida baiana

A judoca Rafaela Silva, medalha de ouro na última segunda-feira, e o ginasta Diego Hypólito servem de exemplo para a Seleção Brasileira de futebol, segundo o técnico Rogério Micale. Não apenas por conta de seu bom desempenho na Olimpíada, mas como demonstração de que é preciso tempo e paciência para dar a volta por cima. Ambos fracassaram em Jogos passados e se reabilitaram na Rio-2016.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, véspera do jogo decisivo contra a Dinamarca, em Salvador, Micale criticou o que chamou de imediatismo nas críticas à equipe e mostrou preocupação com os efeitos que a pressão pode ter nesta geração de jogadores que está disputando a Olimpíada.
- Vi o relato da Rafaela, do Diego Hypólito, isso nos contamina de entusiasmo. Em duas ou três Olimpíadas eles não conseguiram executar o que queriam e agora fizeram apresentações que nos enchem de orgulho. Se não tivermos essa tranquilidade com nossos jovens do futebol, a situação ficará cada vez mais desconfortável e pior - analisou.
O treinador também falou em realizar um debate mais aprofundado sobre os problemas do futebol brasileiro, que voltou a ser alvo de contestações depois dos empates com África do Sul e Iraque.
- Enquanto nós ficamos preocupados com tarja de capitão, comportamentos pessoais, situações internas de relacionamento e não abrirmos discussão para entender o que está acontecendo no nosso futebol, seja tático ou comportamental, vamos continuar na mesmice. Queremos achar cabeças, culpados [...] A gente tem que parar de achar vilões, cortar cabeças. Já fizemos isso na Olimpíada passada com o Rafael, um rapaz com grande potencial, também com o Bernard na Copa do Mundo. Sempre vamos buscar vilões e muitas vezes estancamos um potencial de avanço. A Alemanha demorou 12 anos para chegar onde chegou, nós queremos levar seis meses. O que temos é que fazer reflexão. Sou um treinador que chegou ontem, como dizem, mas simplesmente me preparei para esse momento, para o campo, para lidar com os jogadores, e muitas vezes fico preocupado com nosso futuro, como as coisas mudam em 10 dias, com resultados que não foram nem derrotas. A gente quer dar uma resposta, mas não vamos avançar sem uma reflexão de como melhorar isso. Estamos lidando com jovens, se a gente continuar matando talentos, cortando cabeças, vamos seguir colhendo as mesmas coisas - opinou.
O comandante brasileiro disse confiar em uma vitória na partida desta quarta-feira, indicou que fará mudanças na equipe e não quis revelar o substituto de Thiago Maia, suspenso.
Antes de encerrar a entrevista coletiva, ele fez um apelo aos seus conterrâneos da Bahia:
- Como estou em Salvador e vou fazer o jogo mais importante da minha carreira até aqui, gostaria que meu povo abraçasse a Seleção e demonstrasse a felicidade que tem. Tenho orgulho de ser baiano, apesar do pouco tempo que vivi aqui. Gostaria que o povo nos abraçasse e iniciássemos aqui a busca por um sonho que não é do Rogério, é de todo o povo brasileiro!

Copa do Mundo 2026
Pins das sedes viram troféus para jornalistas na cobertura da Copa
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Vini Jr e Haaland duelam em Brasil x Noruega de olho na Bola de Ouro
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Quase 30 anos depois, árbitro de Brasil x Noruega da Copa de 98 recorda pênalti incompreendido
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Brasil x Noruega é apontado como duelo com mais risco de zebra das oitavas da Copa
Há 2 horas
Seleção Brasileira
Escalação: Danilo ou Martinelli é o mistério para Brasil x Noruega
Há 4 horas
Seleção Brasileira
Ex-Vasco rouba a cena em reencontro com Neymar e Ancelotti
Há 4 horasMais LANCE!

Goleiros de Brasil, México e Espanha miram recordes na Copa do Mundo

Brasil lidera ranking de jogos em oitavas de final de Copas do Mundo

Qual o duelo mais equilibrado das oitavas de final da Copa do Mundo? Vote

Destaque de Cabo Verde na Copa já viveu polêmica com Vini Jr; entenda

Nível de esperança pelo Hexa alcança maior nível desde 2023

Brasil x Noruega: veja onde torcer pela Seleção nas oitavas da Copa do Mundo

Há 32 anos, Brasil eliminava os EUA na Copa do Mundo em pleno Dia da Independência

Odegaard reencontra Gabriel Magalhães e Martinelli em Brasil x Noruega

Estádio das oitavas guarda capítulos marcantes da história do Brasil

Qual horário de Brasil x Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo?

Morristown, o QG da Independência americana e da Seleção na Copa do Mundo

Pela seleção, Haaland sozinho tem mais gols que atacantes do Brasil somados






