Problemas na defesa? São Paulo sofreu gols em quase todas as rodadas do Brasileirão
O Tricolor paulista só não sofreu gol na estreia da competição, contra o Athletico-PR

Nas primeiras dez rodadas do Campeonato Brasileiro, o São Paulo viveu um momento de altos e baixos. Na defesa, porém, a situação é complicada. O time só não foi vazado no jogo de estreia, quando venceu por 4 a 0 do Athletico-PR. Nas nove partidas seguintes, sofreu pelo menos um gol em todas as disputas.
Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos
Ao todo foram 12 gols sofridos e 16 marcados. Nos últimos quatro jogos - todos empates -, Rogério Ceni optou por um sistema defensivo formado por uma linha de três zagueiros.
Nestes confrontos, porém, o Tricolor paulista sofreu cinco gols. Um fator que preocupa ao falar destes últimos duelos é que em todos esses gols sofridos o São Paulo liderava o placar. Ou seja, o time cedeu o empate cinco vezes nos últimos quatro jogos - sendo duas vezes na mesma partida diante do Ceará.
Este dado pode indicar uma dificuldade da equipe em segurar a pressão do adversário, que aumenta seu volume de jogo quando está perdendo. Contudo, alguns números podem deixar ainda mais claro o desempenho irregular da defesa são-paulina.
Entre todos os times do Brasileirão, o São Paulo, de acordo com o FootStats, é o segundo time com menos defesas, tendo 37 ao todo nas primeiras dez rodadas. Nesta temporada, o goleiro titular é Jandrei, contratado justamente para substituir Volpi, muito criticado em 2021.
Quanto aos jogadores da linha defensiva, o time é o 16º colocado em rebatidas, com 240 ao todo, ou seja, uma média de 24 por jogo. Um ponto que pode ter afetado o setor é a ausência de Arboleda, convocado para a seleção do Equador. O zagueiro se ausentou dos últimos dois jogos - contra o Avaí e o Coritiba.
O equatoriano é o segundo do elenco de Ceni que mais consegue afastar a bola do adversário. Ainda segundo o FootStats, foram 52 rebatidas nas seis rodadas em que esteve presente.
O treinador deve contar com a volta do camisa 5 no próximo domingo (12), contra o América-MG, às 16h, no estádio do Morumbi. A vitória seria essencial para que o Tricolor conseguisse alcançar pelo menos o G-4 da tabela, uma vez que ocupa atualmente o sexto lugar, com 15 pontos. Enquanto o Palmeiras, atual líder, está com 19 pontos.

São Paulo
Aposta do Setorista: Ryan Francisco desponta como nome para o futuro da Seleção
Há 1 hora
São Paulo
Entenda os próximos passos do São Paulo no mercado da bola
Há 5 horas
São Paulo
Testemunhas dizem que Casares retirava R$ 100 mil por mês do São Paulo
Há 7 horas
São Paulo
São Paulo: Dorival testa Ryan Francisco, Nicolas e meio-campo
Há 12 horas
Fora de Campo
Novo reforço do São Paulo esquenta debate entre torcedores: 'Não pode'
Há 1 dia
São Paulo
Newton chega à capital paulista para fechar com o São Paulo
Há 1 diaMais LANCE!

Bobadilla receberá folga e rende valor milionário ao São Paulo após Copa

Quando o São Paulo joga? Veja a agenda do clube após a Copa

São Paulo: Comissão de Ética arquiva caso das 171 multas contra Olten Ayres

Arboleda tem apoio psicológico após retorno ao São Paulo

São Paulo negocia mais dois jogos-treinos para próxima semana

Troca entre Botafogo e São Paulo por Newton e Ferraresi entra na reta final

Valores dificultam renovação de Calleri com o São Paulo

Tayla vive bom início no São Paulo e é elogiada por Thiago Viana: 'Trouxe tranquilidade para a equipe'

Confronto definido! Vasco recebe o São Paulo pela Copa do Brasil Feminina

São Paulo vence Mauaense com autoridade e avança às oitavas da Copa do Brasil Feminina

Sem Morumbis, São Paulo confirma estádio para jogo contra o Athletico-PR

Grêmio Mauaense x São Paulo: onde assistir e tudo sobre o jogo da Copa do Brasil Feminina

Elenco do São Paulo recebe Arboleda e 'perdoa' jogador; veja bastidores






