Antony - São Paulo FC

Antony foi promovido recentemente e ainda não jogou, mas está treinando bem - Rubens Chiri/saopaulofc.net

Fellipe Lucena
13/10/2018
08:00
São Paulo (SP)

O São Paulo tem olhado bastante para a base em 2018, tanto que nove jogadores formados recentemente em Cotia, sem contar o já experiente Rodrigo Caio, foram utilizados neste Brasileirão. Nas últimas rodadas, porém, Diego Aguirre tem dado poucas chances aos garotos.

Nenhum deles foi utilizado na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, sábado passado. Nas quatro partidas anteriores, só um jogou: Liziero, que foi titular contra o América-MG e saiu do banco contra Botafogo, Santos e Bahia. Shaylon entrou nos minutos finais da derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG e não jogou nenhum minuto nos últimos cinco jogos. Luan apareceu pela última vez no empate por 1 a 1 com o Fluminense. Como está com a Seleção Brasileira sub-20, o jogo contra o Internacional, às 16h deste domingo, no Beira-Rio, será o sétimo seguido sem a participação do volante no Brasileiro. Araruna, que participou de seis jogos do primeiro turno, sofreu com lesões e não atuou no returno ainda.

Neste momento de instabilidade da equipe, Aguirre tem optado por jogadores um pouco mais experientes. O uruguaio Gonzalo Carneiro, 23 anos, foi acionado em três jogos consecutivos pela primeira vez na competição - ele atuou contra América-MG, Botafogo e Palmeiras, sempre saindo do banco. O mesmo vale para Rodrigo Caio, 25 anos, que tem sido utilizado como lateral-direito: recuperado de lesão, ele emendou três jogos seguidos pela primeira vez no Brasileiro ao ser titular contra o América-MG, entrar contra o Botafogo e novamente ser titular contra o Palmeiras.

Ao mesmo tempo, um garoto de 18 anos tem chamado a atenção de Aguirre nos treinos no CT da Barra Funda. O meia-atacante Antony, promovido ao lado de Helinho e Igor Gomes no fim do mês passado, ficou no banco contra o Palmeiras e tem agradado a comissão técnica. Do trio que acaba de subir de Cotia, é quem tem mais chances de aparecer nesta reta final de ano. Ele deve ir ao banco contra o Inter, enquanto Igor Gomes está com a Seleção sub-20 e Helinho, por ter sentido dores e perdido alguns treinos da semana, tende a ficar em São Paulo.

Antony pode ser, inclusive, uma alternativa para a posição mais carente do elenco neste momento: a ponta esquerda, onde Everton costuma jogar. Destaque do primeiro turno, o camisa 22 tem convivido com lesões na coxa esquerda, a última delas um estiramento que deve deixá-lo fora por três semanas.

Caíque e Brenner, que também poderiam ser usados na função de Everton, nem foram levados em conta para ocupar o lugar do titular nos últimos jogos, tanto que em geral têm sido relacionados só para jogos da equipe sub-23 no Brasileiro de Aspirantes. Lucas Fernandes e Paulo Boia, outros garotos que podem jogar nesta faixa do campo, foram emprestados ao Portimonense (POR) na janela do meio do ano.

Os atletas formados em Cotia que integram o elenco profissional neste momento, além de Rodrigo Caio, são os goleiros Lucas Perri e Lucas Paes, os volantes Luan, Liziero e Araruna, os meias Shaylon e Igor Gomes e os atacantes Brenner, Helinho, Antony e Caíque, sendo que o último também é lateral-esquerdo.

Luan, Liziero, Araruna, Shaylon, Brenner e Caíque jogaram neste Brasileirão, assim como o zagueiro Lucas Kal (emprestado ao Vasco), Paulo Boia e Lucas Fernandes.

Os jovens do São Paulo no Brasileirão:


Araruna - 22 anos
Jogos no Brasileirão:
6 (titular 4 vezes)
Último jogo: Cruzeiro 0 x 2 São Paulo (29/7)

Liziero - 20 anos
Jogos no Brasileirão: 22 (titular 10 vezes)
Último jogo: Botafogo 2 x 2 São Paulo (30/9)

Shaylon - 21 anos

Jogos no Brasileirão: 10 (titular 2 vezes)
Último jogo: Atlético-MG 1 x 0 São Paulo (5/9)

Luan - 19 anos

Jogos no Brasileirão: 4 (titular 2 vezes)
Último jogo: São Paulo 1 x 1 Fluminense (2/9)

Brenner - 18 anos

Jogos no Brasileirão: 3 (titular 1 vez)
Último jogo: Grêmio 2 x 1 São Paulo (26/7)

Caíque - 20 anos

Jogos no Brasileirão: 1 (nenhum como titular)
Último jogo: São Paulo 3 x 0 Vitória (12/6)

Lucas Fernandes - 21 anos
Jogos no Brasileirão:
7 (titular 4 vezes)
Último jogo: Grêmio 2 x 1 São Paulo (26/7)
Emprestado ao Portimonense (POR)

Paulo Boia - 20 anos
Jogos no Brasileirão:
 2 (nenhum como titular)
Último jogo: São Paulo 0 x 0 Internacional (5/6)
Emprestado ao Portimonense (POR)

Lucas Kal - 22 anos
Jogos no Brasileirão:
 1 (nenhum como titular)
Último jogo: Cruzeiro 0 x 2 São Paulo (29/7)
Emprestado ao Vasco