Eliminação do São Paulo nas quartas do Paulistão pode tirar a equipe de Copa do Brasil em 2024

Tricolor pode precisar encontrar outros caminhos para se classificar para o torneio

São Paulo x Agua Santa
São Paulo foi eliminado pelo Água Santa nas quartas de final do Paulista (Foto: Fernando Roberto/ LANCE!)

Escrito por

Com as mudanças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no regulamento da Copa do Brasil, a eliminação do São Paulo nas quartas do Campeonato Paulista pode tirá-lo da competição no próximo ano. Entre estas mudanças, ficou acertado que 80 das 92 vagas serão distribuídas conforme as competições estaduais de 2023.

Neste contexto, o Tricolor enfrenta uma situação delicada. Por ter sido eliminado nas quartas de finais, e consequentemente não ter se classificado para as semifinais, não  ficará entre as cinco melhores equipes ao final do Campeonato Paulista - o que afeta diretamente a classificação para o maior mata-mata nacional no próximo ano.


+ ATUAÇÕES: São Paulo vive noite de horrores no ataque e não se garante nos pênaltis em eliminação no Paulistão

Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

Até o momento, o Tricolor ocupa a terceira posição do ranking geral do Paulistão. Mas a eliminação para o Água Santa pode complicar seu caminho. Com 24 pontos, está atrás do Palmeiras (com 31) e do São Bernardo (com 26). Ambos se classificaram.

Em quarto lugar, está justamente o Água Santa, com a mesma pontuação, e em quinto o Red Bull Bragantino, com 23. Porém, de todos os citados, somente o Tricolor não está mais vivo no torneio. Assim, deixa de ter sua classificação garantida. 

Dos grandes que disputam o Paulista, o São Paulo não é o único nesta situação. Corinthians e Santos também vivem o mesmo. O único garantido é o Palmeiras. Mas nem tudo está perdido, ainda pode haver uma salvação.

Assim como seus rivais, o Tricolor pode buscar um 'caminho alternativo' para resolver esta questão. No caso, depender de outras competições. Uma alternativa seria disputar e vencer a Copa Paulista. Outro caminho seria conquistar a Copa do Brasil deste ano - o que seria um título inédito para a equipe.

Sem disputar a Copa Libertadores, não poderá depender desta competição. Entretanto, se terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação do continental, aí, sim, se classifica para a Copa do Brasil. Porém, esta última não aconteceu na temporada 2022. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter