Déjà vu: em empate, São Paulo volta à mediocridade dos últimos anos
Clima no Morumbi, comportamento da torcida e futebol sem eficiência devolveram ao Tricolor o lugar que tem ocupado com frequência: o dos coadjuvantes

Você sabe o que é Déjà vu, né? Resumidamente, é aquela sensação súbita que você tem de estar vivendo algo que já viveu. Pois senti algo parecido neste sábado ao fazer a cobertura de São Paulo x Atlético-PR no Morumbi. Foi minha primeira vez trabalhando no estádio reportando as notícias do Tricolor desde que deixei o dia a dia do clube há cerca de um ano para ser setorista do Corinthians aqui pelo LANCE!. Foi como se eu nunca tivesse deixado o clube e presenciasse as mesmas cenas dos últimos anos, aquelas que flertam, para desgosto do são-paulino, com a mediocridade.
E não que o São Paulo tenha feito uma partida de todo ruim. Teve até momentos de inspiração. Mas e também não teve nos últimos anos? Só que a imagem que fica gravada e o que gera a revolta do torcedor tão machucado é a do frio, do Morumbi vazio para só 13.053 pessoas e não 40 mil, da dificuldade do time em criar, de se impor em sua casa, de jogar como protagonista. O empate em 0 a 0 com o Furacão devolveu ao São Paulo, por um instante, o sabor que ele tem provado com frequência: o de coadjuvante.
Como já disse, estou distante do dia a dia do clube e não consigo apontar culpados para a queda de rendimento do time, que não vence há seis partidas e ganhou apenas uma das última nove, passando da liderança do Brasileiro para o risco de ficar sem Libertadores. Mas, mesmo à distância, é possível perceber que tem coisa boa sendo feita no clube, há pessoas competentes envolvidas com o projeto de recuperar o caminho dos títulos, mas há também ainda muito o que ser feito. Quem, hoje, é a referência do São Paulo, capaz de conduzir o time a uma taça? Nene? Nem o técnico, que agora já o deixa no banco, parece acreditar nisso, embora reconheça sua qualidade. Diego Souza? Sua biografia não aponta para esse sentido. Para 2019, e é bom que o São Paulo já esteja pensando nisso, é preciso conferir mais espírito vencedor a um time que não pode, com licença ao torcedor, ser chamado de "sem vontade".
Vontade não falta ao São Paulo, mas será preciso mais para fazer o torcedor voltar a ter orgulho de ir ao estádio de ponta a ponta, sem precisar ser para ajudar o time a lutar contra o rebaixamento, por uma liderança ilusória ou por qualquer outro motivo. A razão do São Paulo tem de ser sempre aquela condizente com sua história. E não é a da mediocridade do Morumbi às moscas, com protestos e assistindo a um time que luta, mas não vence.

São Paulo
São Paulo tem retorno de Bobadilla aos treinos
Há 8 horas
São Paulo
Presidente do São Paulo acumula R$ 28,4 milhões em dívidas
Há 8 horas
São Paulo
Calleri e Lucas: como andam as renovações no São Paulo
Há 12 horas
São Paulo
São Paulo: Lucca se manifesta após sofrer acidente de carro
Há 12 horas
São Paulo
Renovação de Calleri: números explicam aposta do São Paulo em referência ofensiva
Há 18 horas
Fora de Campo
São Paulo se manifesta após morte de ex-jogador da base
Há 2 diasMais LANCE!

Lucca, do São Paulo, sofre acidente de carro após jogo-treino

São Paulo aproveita fim de semana sem partida e realiza jogo-treino no CT

São Paulo reduz dívida com Enzo Díaz e evita denúncia à Fifa

Por onde anda Valdeir 'The Flash', ex-atacante do Flamengo, Botafogo e São Paulo?

Eleição no São Paulo expõe limite entre imoral e ilegal

Pedro Ferreira é convocado e celebra fase no São Paulo

Oitavas da Sul-Americana estão definidas e garantem valor milionário aos clubes

Enzo Díaz se aproxima de despedida e deve pedir rescisão no São Paulo

Torcedores do São Paulo reagem a adversário da Sul-Americana: 'Obrigação'

São Paulo anuncia ingressos em promoção contra o Coritiba

São Paulo inicia troca de gramado do Morumbis; veja detalhes

Chaveamento da Sul-Americana: Brasil tem cinco times nas oitavas

Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos


