Com pênalti do Botafogo, São Paulo encerra marca mantida desde 2018

O Tricolor paulista não sofria um gol de pênalti no estádio do Morumbi há quatro anos. Esta marca foi rompida contra o Botafogo, na última partida da equipe

São Paulo x Botafogo - Tiquinho Soares
Tiquinho Soares converteu pênalti no Morumbi na vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)

Escrito por

O gol de pênalti de Tiquinho Soares no último domingo (9) rompeu uma marca que o São Paulo segurava há quatro anos. Desde 2018, o Tricolor paulista não sofria um gol de pênalti no estádio do Morumbi.

Saiba quem pode sair do São Paulo no final desta temporada

Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

Contra o Botafogo, Léo puxou Tchê Tchê pela camisa e a arbitragem de vídeo foi acionada para analisar um possível pênalti. Confirmado por Jean Pierre Gonçalves Lima, Tiquinho ficou responsável pela cobrança, converteu com sucesso e deu o gol da vitória para o Botafogo. Já o zagueiro do Tricolor paulista foi expulso e não poderá enfrentar o Palmeiras no domingo (16).

De acordo com o informado pelo 'Anotações Tricolores', a última vez que o São Paulo levou um gol após uma conversão da equipe adversária foi em abril de 2018. Na ocasião, Guilherme, do Athletico-PR, foi o grande responsável. A partida terminou empatada por 2 a 2 e eliminou o São Paulo da Copa do Brasil naquele ano.

Desde então, as únicas penalidades convertidas por adversários do Tricolor no Morumbi foram em disputas de pênaltis, e não no tempo regular. No caso, em 2020 contra o Fortaleza na Copa do Brasil, e neste ano pela Copa Sul-Americana contra o Atlético-GO. Em ambos os casos, o São Paulo se deu melhor.

Desde 2018, foram nove cobranças realizadas no estádio são-paulino - já incluindo contra o Atlético-PR e a mais recente, contra o Botafogo. Nestas, cinco goleiros estavam envolvidos, sendo eles: Sidão, Tiago Volpi, Jandrei, Thiago Couto e Felipe Alves.

Nesta temporada, uma estreia de goleiro foi marcada por um episódio envolvendo penalidades.  Jandrei, contra o Ituano pelo Campeonato Paulista, defendeu uma conversão de Gérson Magrão. Thiago Couto, por sua vez, também brilhou em uma defesa. Contra o América-MG, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, impediu Iago Maidana de marcar.

Mesmo sem sucesso contra o Botafogo, Felipe Alves - que chegou na última janela de transferências - defendeu um pênalti de Thiago
Heleno, do Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, em julho.

Ainda conforme o 'Anotações Tricolores', com Jandrei, Thiago Couto e Felipe Alves, pela primeira vez desde 1993, o São Paulo contou com três nomes diferentes no gol defendendo pênaltis em um mesmo ano.

Relembre os pênaltis cobrados por equipes adversárias no estádio do Morumbi

19/04/2018 - Athletico-PR, convertido por Guilherme. O goleiro na época era Sidão.

20/08/2020 - Bahia, pênalti de Gilberto defendido por Tiago Volpi.

09/09/2020 - Red Bull Bragantino, pênalti de Claudinho, também defendido por Tiago Volpi.

09/09/2020 - No mesmo confronto contra o Red Bull Bragantino, Artur também teve pênalti defendido por Tiago Volpi.

18/11/2020 - Flamengo, pênalti de Vitinho defendido por Tiago Volpi
 
29/05/2021 - Fluminense, pênalti de Nenê também defendido por Volpi.

30/01/2022 - Ituano, pênalti de Gérson Magrão, defendido na estreia de Jandrei.

28/07/2022 - América-MG, pênalti de Iago Maidana, defendido pela cria de Cotia Thiago Couto.

09/10/2022 - Botafogo, convertido por Tiquinho Soares. Felipe Alves não fez a defesa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter