Alex - São Paulo

Alex deve terminar essa temporada no sub-20 do São Paulo (Foto: Nilton Fukuda/saopaulofc.net)

Gabriel Santos
04/06/2022
07:00
São Paulo (SP)

O técnico Alex vem fazendo bom trabalho no comando do time sub-20 do São Paulo. Com isso, o treinador já vem sendo cobiçado por diversos clubes no mercado. Neste começo de temporada, ele recebeu uma oferta do Avaí. Já no meio de 2022, foram recusadas propostas para ser auxiliar técnico de Jorge Jesus no Fenerbahçe-TUR, onde é ídolo, além de sondagens de quatro clubes. 


Galeria
> Calleri já é o quinto maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo; veja o ranking

Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

Todas essas recusas fazem parte de um planejamento de carreira de Alex. A ideia é ficar até o final deste ano na equipe sub-20 do São Paulo e, na temporada que vem, começar em uma equipe profissional para continuar dando os primeiros passos na carreira. 

- Quando eu vim para o São Paulo, acertei por dois anos. Eu não imaginava dirigir o futebol de base, e sim dirigir equipes principais. Quando surgiu o contato do São Paulo e falei com o Muricy (Ramalho), eu gostei muito do que nós conversamos, e fico muito feliz em ver que foi a escolha certa. Minha ideia é cumprir meu contrato com o São Paulo e, depois, seguir como treinador de times principais - disse Alex, em entrevista exclusiva ao LANCE! no final do ano passado.  

- Quando eu vim para o São Paulo, acertei por dois anos. Eu não imaginava dirigir o futebol de base, e sim dirigir equipes principais. Minha ideia é cumprir meu contrato com o São Paulo e, depois, seguir como treinador de times principais - Alex, ao L!, no final de 2021.

O planejamento foi ratificado novamente, em entrevista ao canal do Alê Oliveira na última semana. Nela, Alex revelou que foi procurado por diversos clubes, mas seguirá no Tricolor até o final da temporada. Mesmo assim, já vem sendo procurado por clubes no mercado da bola. 

- Já vou (treinar elenco profissional). Já falei pro São Paulo, vou cumprir o meu contrato, que é o acordo que fiz com o clube e vou para o mercado. Se alguém me der oportunidade, começo na equipe principal. Como sub-20, esse vai ser o meu último ano. Se for algo interessante (ir para o Coritiba), não vejo problema. Mas está cheio de time no Brasil, A questão maior, não é nem onde, é como. Depois da Copinha, eu conversei com quatro clubes e falei: 'obrigado pela procura, mas vou seguir o processo no São Paulo e cumprir esse ano - comentou Alex.

- Não temos nenhum nome definido, mas nós temos uma relação espetacular, por exemplo, com o Kaká, que tem feito cursos de treinador. Isso não quer dizer que ele será o nosso treinador na saída do Alex, mas queremos um nome assim, alguém que tenha ligação com esporte, que tenha o perfil que o Alex tem, que o Kaká tem, que jogadores desse nível tem - Belmonte, sobre possível substituto de Alex no São Paulo. 

SÃO PAULO SABE DO DESEJO DE ALEX E PLANEJA FUTURO DO SUB-20
A provável saída de Alex já força o São Paulo a planejar a próxima temporada da equipe de juniores. Caso o atual treinador saia do Tricolor, a ideia da diretoria é contratar alguém identificado com o clube para a função. 

Recentemente, o ídolo do São Paulo Kaká, concluiu o curso da CBF e conseguiu a Licença A, que autoriza o ex-meio-campista a treinar clubes no Brasil. O diretor de futebol do Tricolor, Carlos Belmonte, afirmou que ele pode ser uma opção. 

- O contrato com o Alex é de dois anos e estamos absolutamente satisfeitos, é espetacular. Ele será um grande treinador de equipes profissionais no futuro, além de ser uma pessoa extraordinária. E, se ao final deste dois anos estivéssemos sem treinador, a ideia era preparar alguém para o cargo. Não temos nenhum nome definido, mas nós temos uma relação espetacular, por exemplo, com o Kaká, que tem feito cursos de treinador. Isso não quer dizer que ele será o nosso treinador na saída do Alex, mas queremos um nome assim, alguém que tenha ligação com esporte, que tenha o perfil que o Alex tem, que o Kaká tem, que jogadores desse nível tem. Então, o Kaká, se eventualmente se decidir à frente que quer iniciar a carreira de treinador, ele será um nome que, sem dúvida nenhuma, será cogitado - disse Belmonte, ao canal dos jornalistas Arnaldo e Tironi. 

Vale lembrar que a ideia do São Paulo era preparar Alex para ser o treinador principal da equipe. No entanto, com a saída iminente do ex-jogador e a boa campanha do clube com Rogério Ceni, essa ideia está cada vez mais descartada.