Santos tenta reverter ida de Kauan Basile, joia de 13 anos, ao Athletico
Jogador não se reapresentou para o início desta temporada

- Matéria
- Mais Notícias
Além da apresentação de Gabriel Barbosa no Santos, a segunda-feira (5) foi movimentada pela possível saída de Kauan Basile, joia das categorias de base do clube, para o Athletico. Na virada do ano, o jogador de 13 anos rompeu contrato com a NR Sports, empresa da família de Neymar que cuidava da carreira e da imagem da promessa do Peixe.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
Nos bastidores, o Santos se movimentou para reverter a situação e notificou o Movimento de Clubes Formadores (MCF) nesta noite. O clube alegou que não tem interesse em vendê-lo e que possui contrato com o atacante até 3 de março de 2028.
O Peixe ainda deixou claro que, se o Kauan Basile se transferisse para qualquer clube, acusaria de aliciamento. O MCF tem regras que podem boicotar times de disputar competições da base.
Em outras ocasiões, como em 2022, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e o próprio Santos solicitaram que Furacão não disputasse a Copinha, principal competição de base do país, pelo mesmo motivo. O Athletico entrou em acordo posterior e disputou o torneio.
Recentemente, o Furacão também ficou fora da Copa Nike, torneio Sub-15. Entre dirigentes, o entendimento é de que a diretoria rubro-negra adota práticas recorrentes que desrespeitam o código de ética estabelecido pelo MCF, criado em 2012.
O movimento do Athletico com Kauan Basile ocorreu por iniciativa do empresário Ricardo Guimarães, dono do banco BMG e um dos sócios da SAF do Atlético-MG, que assumiu a gestão da carreira do jovem atleta. De acordo com o UOL, o dirigente do Galo pagou R$ 5,5 milhões na negociação.
Kauan Basile, então, visitou o CT do Caju no sábado (3) e, ao lado dos pais, André e Tatiana, teria concordado com a mudança para o Furacão, segundo o ge. O Galo e o Flamengo eram as outras opções.
Por ser menor de idade, o atleta poderia apenas assinar um contrato de formação com o clube paranaense, com salário mensal. Ele só poderá firmar vínculo profissional a partir dos 16 anos, idade que completará em 21 de junho de 2028.

Santos estreitou laços com Kauan Basile
Kauan Basile é muito querido pela torcida santista, que já reconhece seu potencial e o trata como uma "celebridade" nas partidas do time profissional.
No meio do ano passado, o Alvinegro Praiano divulgou que tinha assinado um acordo de licenciamento de imagem com o Menino da Vila em uma estratégia que seguia os moldes do que foi realizado no passado com Neymar Jr.
A joia da base do Santos possui cidadania italiana e começou a chamar atenção no Campeonato Paulista sub-11, em 2023, ao marcar 25 gols em 19 jogos, superando recordes de outros ídolos do clube, como Rodrygo e Endrick.
Ele concilia os gramados, treinos e jogos com os estudos, sendo bolsista integral no Colégio Santa Cecília, instituição pertencente à família do presidente do Santos, Marcelo Teixeira.
Kauan Basile participa constantemente de ações do clube, como campanhas promocionais. Neste ano, o Peixe lançou um uniforme especial em homenagem aos garotos da base, e Kauan foi o garoto-propaganda da camisa "Fábrica de Raios".
Aos 8 anos, ele alcançou a impressionante marca de se tornar o atleta mais jovem do mundo a assinar um contrato de patrocínio com a Nike. Para efeito de comparação, Neymar firmou o acordo aos 13 anos e Rodrygo, aos 11.
- Matéria
- Mais Notícias


















