Soteldo - Santos x Vasco

Soteldo foi um dos grandes destaques da vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 0, na Vila (Foto: Ivan Storti/Santos)

Alexandre Guariglia
18/04/2019
06:00
São Paulo (SP)

Com três jogos consecutivos em casa e dois deles na Vila Belmiro, o Santos se fortaleceu em uma fase difícil, mesmo com a eliminação no Paulistão, e junto com esse crescimento do grupo, quem pegou carona foi Yeferson Soteldo, titular nos últimos quatro confrontos, ganhando espaço de colega que não correspondeu e conquistando elogios do comandante.

Diante do Vasco, na última quarta-feira, o venezuelano talvez tenha feito sua melhor partida com a camisa do Peixe. Praticamente imparável contra a marcação adversária, com muita velocidade, especialmente pelo lado esquerdo do ataque, e servindo os companheiros, o camisa 10 foi o diferencial da equipe e deu assistência para Rodrygo abrir o placar.

Além disso, foi o jogador que mais ficou com a posse de bola durante o duelo, segundo o Footstats e o que mais driblou (cinco certos). Sem contar a segunda posição no ranking de assistências para finalização, com cinco, uma a menos do que o líder Carlos Sánchez. Tudo isso fez a torcida ficar empolgada com uma peça do elenco que parece não se cansar. 

Essa evolução de Soteldo acontece após sua volta da seleção da Venezuela, com a qual disputou dois amistosos no último mês. De lá para cá o meia-atacante só melhorou, enquanto Cueva, em situação parecida, perdeu espaço, ainda que Sampaoli tenha apostado no peruano. Agora, porém, o técnico argentino coloca suas fichas no ex-Universidad de Chile.

- Soteldo é um jogador muito jovem, que nós acompanhamos na Universidad de Chile em sua última temporada. Precisa melhorar algumas coisas que têm a ver com a conclusão dos lances, mas ele tem nos trazido desequilíbrio e verticalidade. Tem muito comprometimento com a camisa, e esperamos muito dele, claro que como treinador espero muito mais - comentou Sampaoli em coletiva após o duelo com o Vasco.

O técnico santista ainda se disse impressionado com a forma com que o venezuelano vem atuando, e acredita que o jogador esteja trilhando um caminho de sucesso.

- Nos impressiona ver um Soteldo com esse nível, com a possibilidade de ajudar o ataque do time com chances de gols. Assim acredito que ele esteja em um caminho muito bom - completou.

A tendência é que Soteldo permaneça como titular para a próxima partida do Santos, na próxima quarta-feira, às 19h15, diante do Vasco, pela partida de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Até um empate ou qualquer derrota por um gol de diferença garante o Peixe nas oitavas, já um revés por dois gols leva a decisão para os pênaltis. Não há o tento qualificado fora de casa.