Jean Chera

O meia Jean Chera é uma das atrações do Santos B e deve renovar contrato em 2016 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Gabriel Carneiro e Léo Saueia
15/12/2015
09:00
São Paulo (SP)

O futebol chinês nutre relações cada vez mais próximas com o futebol brasileiro, e o Santos deve dar um novo passo em nome deste vínculo na próxima temporada. O clube foi convidado a realizar uma excursão e alguns amistosos por lá, e deve enviar sua equipe B para este fim. Agora Santos B, a categoria sub-23 do Peixe foi criada no início da gestão de Modesto Roma Júnior, e atualmente monta seu elenco para 2016 com base em renovações de contrato dos garotos que já estavam e reforços pontuais, como o meia Ronaldo Mendes, que disputou a Série B do Brasileirão pelo ABC-RN e tem tudo certo para reforçar o Alvinegro.

Depois de um ano de implementação, com diversos jogadores em fase de testes, o Santos B vai começar "para valer" no ano que vem. Além da possibilidade da excursão à China, o clube ainda negocia com a Federação Paulista de Futebol sua participação na Copa Paulista, torneio que reúne forças menores do Estado e dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O torneio ocorre no segundo semestre, e será o foco da preparação do Santos B.

A possibilidade da viagem à China já é de conhecimento da comissão técnica e do grupo de jogadores do Santos B. A ideia, inclusive, foi "vendida" a empresários de jogadores em negociação com o clube como uma forma de obtenção de mídia e divulgação para os atletas. 

O presidente Modesto Roma Júnior confirmou ao LANCE! que há conversas em andamento pela excursão à China, mas como ainda não há definições sobre o modo de financiamento da viagem e outros detalhes logísticos, preferiu não revelar detalhes à reportagem.

O Santos B atualmente tem cerca de 20 jogadores sob contrato, já incluindo os garotos que não têm mais idade para o sub-20, como Gabriel Bonet e Lucas Veríssimo, por exemplo. O vínculo da grande maioria dos nomes, porém, vence em janeiro de 2016, e a renovação será necessária pela ida à China em 2016.