Verdão mordido, infiltração e meião branco: 25 anos de um Dérbi histórico
Novamente contra o Corinthians na final do Paulista, clube vai comemorar aniversário do título estadual de 1993. LANCE! relembra histórias daquele clássico contra o maior rival

A final deste domingo, no Allianz Parque, será a sexta entre Corinthians e Palmeiras na história do Campeonato Paulista. Das três conquistas estaduais do Verdão em cima do maior rival, a mais marcante é a de 1993, que completará 25 anos no dia 12 de junho.
Aquele título encerrou um jejum na Academia de Futebol de quase 17 anos sem conquistas, com direito a goleada por 4 a 0 na segunda decisão - gols de Zinho, Edílson e Evair (dois). Um desfecho histórico para a conquista que iniciou o período hegemônico do Palmeiras nos anos 90, em parceria com a Parmalat.
Antes da decisão de 2018, o LANCE! relembra histórias daquele Estadual, que contou com provocações, dúvidas, o surgimento de uma nova liderança e a mística em torno do meião branco. Relembre abaixo:
Time mordido
A semana antes da finalíssima foi tensa. Isto porque o Corinthians venceu a primeira decisão por 1 a 0, com gol de Viola, que na comemoração imitou um porco. A atitude foi pauta de várias conversas do elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo durante os dias em que ficou confinado em Atibaia (SP). Até hoje aquele ato é considerado decisivo pelos palmeirenses.
- O lance do Viola foi usado para a gente na preleção, na hora do jogo, trabalhamos muito as provocações. Motivou muito, marcou muito. Entramos mordidos, o Vanderlei (Luxemburgo) usou durante a semana e nos deu ainda mais força. Nosso time tinha superioridade técnica e estrutural, mas no primeiro jogo não aconteceu. Aí no segundo jogo revertemos o quadro - recordou Sérgio, goleiro naquele jogo.
Dúvidas em peças-chave
Evair não começou jogando a primeira final, pois vinha com dores. Foi tratado como dúvida até o segundo jogo, quando saiu como o grande nome, autor de dois gols, incluindo o último, na prorrogação, que selou o título. Mas ele não era o único que temeu ficar fora da partida no Morumbi.
- Eu torci o tornozelo no primeiro jogo, era dúvida para a final. Fomos para Atibaia, chegou na quinta, não consegui me recuperar e acabei tomando infiltração para treinar na sexta. Foi algo muito tenso. Infiltrei, treinei, mas tanto é que depois tinha Copa America e acabei sendo cortado por conta do meu tornozelo que estava muito inchado. Foi jogo de superação mesmo. O pé estava amortecido e no jogo em si, como o Viola tinha feito o gol, o Vanderlei disse nas bolas paradas para eu marcar o Viola, porque tinha boa impulsão, um biotipo parecido. Foi não só superação da lesão, mas uma responsabilidade de neutralizar um dos pontos fortes do Corinthians - contou César Sampaio, ex-volante palmeirense.
Superstição de Luxemburgo
Nas redes sociais, torcedores do Palmeiras brincam dizendo que o time precisa enfrentar o Corinthians no domingo com o meião branco. Isto porque em 1993 Vanderlei Luxemburgo mexeu até no uniforme da equipe, trocando o tradicional meião verde pelo branco, assim como na última conquista do clube, o Paulista de 1976.
A escolha veio a partir de um conselho do vidente Robério de Ogum. Coincidência ou não, a superstição deu certo, e o time com Luxa, 15 anos depois, jogou a final de 2008 com meiões brancos e também acabou como campeão. Títulos na Copa do Brasil de 1998 e 2015 foram outros que vieram com o time usando o uniforme 1 e meião branco.
- Ele era o treinador e a gente como jogador dentro da hierarquia obedece o que ele manda. O Vanderlei tinha suas superstições, o Robério de Ogum também estava próximo a ele, que muitas vezes o consultava. A gente sabe, em termo de crença, o importante é se sentir seguro para um grande desafio, e o Vanderlei tinha o guru dele. Não sei se foi o Robério que pediu para jogar de meia branca, mas ele tinha aconselhamentos e vez por outra mudava camisa, calção, meia... Para mim não influencia nada, era mais a estratégia, o treinamento e a qualidade dos atletas. Mas se for para ajudar, se for para se sentir melhor de meia branca, tudo bem (risos) - brincou Sampaio.
Surgimento de um novo líder
Antes de subir o túnel do Morumbi para o gramado, Evair tomou uma decisão inusitada: pediu a palavra. Normalmente mais calado, o camisa 9 deu um discurso inflamado, que chamou a mexeu com os companheiros.
- Eu era capitão, geralmente falava, mas o Evair pediu para falar e disse, não com estas palavras, mas o contexto era: "se alguém está com medo, está inseguro, por favor torce o tornozelo na escada, porque quando descer, vou descer com a faixa de campeão". Impactou bastante, porque o Evair era mais calado, introvertido e contagiou todo mundo - explicou Sampaio.
- Ali era o momento que todo mundo tinha de mostrar personalidade. Este discurso do Evair foi marcante - completou Sérgio.
O êxtase
Aquele foi o primeiro título no Verdão tanto do ex-goleiro, quanto do ex-meio-campista. A alegria foi tanta, que o Morumbi virou para Sérgio uma aeronave espacial.
- Lembro quando terminou jogou, eu com 22 anos, conquistando meu primeiro título, o Roberto Carlos tinha acabado de chegar... nós nos abraçamos, com o Tonhão também, e parecia que ali era uma espaçonave gigante, olhando para cima, com o Morumbi redondo. Foi algo que me marcou - relatou Sérgio.
- Não é a minha maior conquista, porque tive títulos continentais e internacionais também, mas considero a mais representativa, porque eu era palmeirense. Foi um sabor especial, uma dupla conquista. Primeiro porque o clube saiu da fila e segundo porque eu era um torcedor- completou Sampaio.

Palmeiras
Palmeiras pode avançar em meta de vendas com valorização de zagueiro
Há 35 minutos
Palmeiras
Palmeiras mira recuperar investimento após Micael se destacar em empréstimo
Há 16 horas
Futebol Feminino
Palmeiras vence Flamengo e conquista a Ladies Cup 2026
Há 18 horas
Palmeiras
Palmeiras reforça elenco em intertemporada com retorno de trio paraguaio
Há 19 horas
Palmeiras
Palmeiras amplia opções para a defesa e encerra movimentações no setor na janela
Há 21 horas
Palmeiras
Flaco López avança com Argentina na Copa e deve desfalcar o Palmeiras no Brasileirão
Há 1 diaMais LANCE!

Flaco López repete protagonismo do Palmeiras e decide pela Argentina na Copa

Novo ciclo: jovens que atuam no Brasil podem receber primeira chance com Ancelotti

Flaco López vira assunto após classificação da Argentina: 'Tem que ser dito'

Flamengo e Palmeiras decidem a Brasil Ladies Cup neste domingo; veja onde assistir

Palmeiras vence Juventus em jogo-treino com gol de Felipe Anderson

Vitor Roque avança em recuperação, e Palmeiras aguarda Copa para ter time completo

Palmeiras manteve planejamento de mercado mesmo após vices para o Flamengo

Palmeiras descarta retorno de Gabriel Jesus nesta janela, mas monitora atacante

Palmeiras e Juventus não terá transmissão por pedido de rival

Reforço do Palmeiras avança em recuperação de lesão no joelho; veja quem está no DM

Danilo, Gómez e saídas: Palmeiras define planejamento na janela

Palmeiras encaminha renovação de Murilo e aguarda Gómez para abrir negociações

Palmeiras vence Paraguai e vai enfrentar o Flamengo na final da Brasil Ladies Cup









