No último jogo oficial fora de casa, o Palmeiras venceu a Chapecoense por 2 a 1, em Santa Catarina

No último jogo oficial fora de casa, Palmeiras venceu a Chapecoense por 2 a 1, em Santa Catarina (Agência Palmeiras)

William Correia
12/07/2019
08:00
São Paulo (SP)

Após vencer o Inter por 1 a 0, nessa quarta-feira, na ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras só voltará a atuar no Allianz Parque no dia 27, contra o Vasco, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre esses 17 dias, serão quatro partidas fora de casa, a começar pelo clássico deste sábado, diante do São Paulo, no Morumbi, pela décima rodada do Brasileiro. O lado positivo é que o desempenho do time como visitante está longe de ser ruim.

O Verdão do técnico Luiz Felipe Scolari acumula 16 jogos oficiais sem ser mandante (veja a lista abaixo): são 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota (para o San Lorenzo, na Argentina, pela Libertadores), com 31 gols feitos e só três sofridos. O aproveitamento é de 69%, que valeria o terceiro lugar no Brasileiro - abaixo dos 92% do próprio Palmeiras e dos 74% do Santos, mas à frente dos 62% do Flamengo, terceiro colocado da competição.

A conta acima ignora a derrota por 2 a 1 para o Guarani, em amistoso ocorrido na semana passada, em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Mas, mesmo considerando o resultado, o aproveitamento de pontos é de 64,7%, suficiente para se estabelecer na terceira posição do atual Campeonato Brasileiro, que já teve nove rodadas disputadas.

Na comparação com o desempenho como mandante (apontando jogos tanto no Allianz Parque quanto no Pacaembu), o rendimento fora de casa fica bem abaixo. Como anfitrião, o Palmeiras acumula 18 partidas, 15 vitórias, dois empate e apenas uma derrota (1 a 0 para o Corinthians, no Paulista), com 34 gols feitos e três sofridos, resultando em um aproveitamento de 87,03%.

Mas houve um crescimento recente fora de casa, já que o time venceu os quatro últimos partidas nessa condição (contra Atlético-MG, Sampaio Corrêa, Botafogo e Chapecoense). E foi durante esse período positivo que assumiu e abriu vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e deu um passo importante para estar nas quartas de final da Copa do Brasil.

Agora, a sequência como visitante é decisiva. Após o Choque-Rei de sábado, define seu destino na Copa do Brasil no Beira-Rio, na quarta-feira (se não perder, se classifica), encara o Ceará, em Fortaleza, no dia 20, podendo precisar defender a liderança do Brasileiro, e, no dia 23, vai à Argentina para iniciar os confrontos das oitavas de final da Libertadores diante do Godoy Cruz.

Dos quatro palcos que visitará, o Palmeiras esteve em somente um nesta temporada: o Morumbi, estádio do clássico de sábado, e no qual o time ficou no 0 a 0, na ida das semifinais do Campeonato Paulista (na volta, novo 0 a 0 no Allianz Parque, e o São Paulo se classificou nos pênaltis). O desempenho de terceiro colocado do Brasileiro atuando fora de casa, porém, é um lado positivo antes dessa jornada à distância do Allianz Parque.

Confira a próxima sequência de partidas fora de casa do Palmeiras:

Sábado - São Paulo x Palmeiras - Morumbi - Campeonato Brasileiro
Quarta-feira - Inter x Palmeiras - Beira-Rio - Quartas de final da Copa do Brasil
20/7 - Ceará x Palmeiras - Castelão - Campeonato Brasileiro
23/7 - Godoy Cruz x Palmeiras - Malvinas - Oitavas de final da Libertadores

Confira todas as partidas oficiais do Palmeiras como visitante em 2019:

20/1 - Red Bull 1 x 1 Palmeiras - Moisés Lucarelli - Paulista
27/1 - São Caetano 0 x 2 Palmeiras - Anacleto Campanella - Paulista
30/1 - Oeste 0 x 1 Palmeiras - Arena Barueri - Paulista
17/2 - Ferroviária 0 x 0 Palmeiras - Fonte Luminosa - Paulista
6/3 - Junior Barranquilla 0 x 2 Palmeiras - Metropolitano - Libertadores
9/3 - Mirassol 1 x 1 Palmeiras - José Maria de Campos Maia - Paulista
16/3 - São Paulo 0 x 1 Palmeiras - Pacaembu - Paulista
23/3 - Grêmio Novorizontino 1 x 1 Palmeiras - Jorge Ismael de Biasi - Paulista
30/3 - São Paulo 0 x 0 Palmeiras - Morumbi - Paulista
2/4 - San Lorenzo 1 x 0 Palmeiras - Nuevo Gasómetro - Libertadores
25/4 - Melgar 0 x 4 Palmeiras - Monumental de la UNSA - Libertadores
1/5 - CSA 1 x 1 Palmeiras - Rei Pelé - Brasileiro
12/5 - Atlético-MG 0 x 2 Palmeiras - Mineirão - Brasileiro
22/5 - Sampaio Corrêa 0 x 1 Palmeiras - Castelão - Copa do Brasil
25/5 - Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Mané Garrincha - Brasileiro
2/6 - Chapecoense 1 x 2 Palmeiras - Arena Condá - Brasileiro