Palmeiras x Junior Dudu

Dudu é o jogador que mais entrou em campo pelo Verdão na temporada: 22 vezes(Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

Rafaela Cardoso
12/05/2019
08:00
- São Paulo (SP)

O Palmeiras terá seu primeiro grande desafio no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, no Mineirão, quando vai enfrentar o Atlético-MG em busca de quebrar um jejum incômodo: o Alviverde não vence o adversário jogando em Belo Horizonte há 12 anos.

Além disso, se vencer o Galo nesta quarta rodada, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari ainda ficará com a liderança do Nacional, que atualmente pertence do time mineiro, que soma 9 pontos, dois a mais que o Verdão.

- Algumas equipes, e o Atlético-MG é uma delas, vão brigar lá em cima. O Campeonato Brasileiro é longo, mas cada jogo é decisivo, uma final. Temos de procurar somar pontos para, lá na frente, não sentir falta desses pontos. Todo jogo, principalmente no Brasileiro, por ser de pontos corridos, temos de encarar como uma final - disse o meio-campista Raphael Veiga.

Desde que venceu o Atlético-MG por 2 a 1, em 12 de agosto de 2007, partida em que Martinez foi à rede por duas vezes, o Verdão já enfrentou a equipe mineira, em Minas Gerais, em outras nove oportunidades. Foram cinco empates e quatro derrotas.

- Esse lance de não ganhar lá (em Belo Horizonte) há algum tempo não entra muito em jogo, porque é outro jogo. Acabamos nem pensando nisso, mas vamos para lá, lógico, pensando em ganhar - completou Veiga.

Mesmo sem vencer na capital mineira por um longo período, no entanto, o Palmeiras já conquistou empates importantes na casa do rival nas campanhas dos últimos dois títulos brasileiros, em 2016 e 2018.

Em 2016, na reta final do Brasileirão, o Galo ainda sonhava em levantar o caneco, mas com o empate por 1 a 1, no Independência, o Palmeiras acabou com o sonho do rival e, mais tarde, ficou com o troféu.

Em 2018, outro empate por 1 a 1, também no Independência, ajudou o Verdão a se distanciar um pouco mais do Flamengo que, até então, disputava a taça do Brasileirão.

O Galo é a única equipe da competição que segue com 100% de aproveitamento. O Palmeiras, apesar de não ter perdido no torneio, tem duas vitórias e um empate.