Angulo

Iván Angulo se destaca no time sub-20 do Palmeiras e sonha com vaga olímpica (Agência Palmeiras/Divulgação)

LANCE!
09/10/2019
15:57
São Paulo (SP)

Iván Angulo sequer foi relacionado por Mano Menezes até agora e desfalca o Palmeiras diante do Santos, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, mas com um plano pessoal mais distante. O atacante está com a seleção colombiana sub-23 que enfrenta o Peru, da mesma categoria, nesta quinta-feira, com uma missão particular de ganhar espaço na equipe nacional, de olho na Olimpíada de 2020, em Tóquio.

O jogador de 20 anos esteve nas últimas convocações para o grupo que representará seu país no Pré-Olímpico que será disputado exatamente na Colômbia, no começo do ano que vem, com as dez seleções sul-americanas se enfrentando por duas vagas nos Jogos do Japão. Mas Angulo ainda não foi titular, e aguarda por mais minutos dentro de campo nos dois amistosos diante do Peru, em Lima, nesta quinta-feira e no domingo.

Se no Palmeiras a chance no time principal parece distante, tanto que Angulo  tem sido utilizado apenas na equipe sub-20, o cenário na Colômbia sub-23 não é muito diferente. O jovem atacante chega credenciado por suas atuações de destaque em sua categoria, tanto no clube quanto em sua seleção, inclusive na campanha no Mundial sub-20 do ano passado. Mas ainda está longe de se firmar ao enfrentar atletas mais velhos.

Outra semelhança entre suas situações no Verdão e na seleção é exatamente a expectativa que Angulo carrega. A imprensa colombiana o classificou como alguém que entregava soluções para o time sub-20. Assim como demonstrou em menos de seis meses emprestado ao Palmeiras que valia sua contratação em definitivo, sob o pagamento de US$ 3 milhões (quase R$ 12 milhões na época) ao Envigado, da Colômbia.

Na Colômbia, sua esperança por afirmação está mais próxima. O técnico Arturo Reyes já o utilizou no final da derrota por 2 a 0 para o Brasil sub-23, no mês passado, no Pacaembu, e é provável que ele coloque em campo, ao menos, a maioria dos 20 jogadores convocados para esses dois amistosos no Peru.

Destacar-se na Colômbia sub-23 e ajudar o país a disputar a Olimpíada de Tóquio seria mais um passo aguardado com expectativa também pelo Palmeiras. A diretoria aposta no jogador, que chamou atenção, principalmente, na campanha da conquista da Copa do Brasil sub-20, no primeiro semestre, e continua sendo titular com frequência na categoria.

No time principal, a confirmação de seu potencial ainda deve demorar. Luiz Felipe Scolari até chegou a citar nominalmente o jogador, que completou 20 anos de idade em março, como opção, e esperava-se que ele teria mais espaço. Mano Menezes, contudo, adotou uma postura de cautela com Angulo. O atual técnico disse que cogitou usá-lo como titular quando Dudu cumpriu suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no último dia 22, mas o próprio atacante se atrapalhou ao perder o voo de volta da Colômbia após dois dias de folga.