Raphael Veiga volta em ótima forma e é o jogador mais decisivo do Palmeiras em 2023

Meia é o maior responsável pelos gols do Verdão nesta temporada

Raphael Veiga - Palmeiras x Flamengo - Supercopa
Raphael Veiga é o jogador mais decisivo do Palmeiras na temporada 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras vem passando por um excelente início de temporada em 2023. Além de conquistar o título da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, tem a melhor campanha da fase de grupos do Paulistão e segue invicto no ano. Muito desse sucesso do time passa pela ótima fase de Raphael Veiga, que retomou sua forma após se recuperar de lesão e é o jogador mais decisivo da equipe.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Além dos dois gols e uma assistência na Supercopa, que foram essenciais para levantar o troféu, o sendo indispensável nas partidas em que joga no estadual. Até aqui são dois gols e uma assistência, sendo a última delas cobrando falta, no último domingo, para Rony balançar a rede.

Dessa forma, com quatro gols e duas assistências na temporada, Veiga tem seis participações diretas em gols do Verdão até aqui. Das 16 bolas que o Alviverde colocou na rede, ele foi responsável por 37,5%. Nenhum outro jogador do elenco tem mais participações do que ele em 2023. Sem contar que ele é o artilheiro (4 gols) e o maior garçom ao lado de Giovani (2 gols).

Vale lembrar que Veiga ficou fora de praticamente toda a reta final da temporada 2022, uma vez que precisou passar por um artroscopia no tornozelo direito depois de se lesionar na ida da semifinal da Libertadores, contra o Athletico-PR, em Curitiba, no dia 30 de agosto. Ele somente foi jogar uma partida oficial já em 2023, no dia 14 de janeiro, ou seja, quatro meses e meio depois da lesão.

> Esperando reforço para o meio, Abel Ferreira vê Zé Rafael 'sacrificado' no time

Com a saída de Gustavo Scarpa, Veiga voltou a assumir o protagonismo do meio-campo palmeirense, como vinha fazendo nas últimas temporada. Mesmo tendo ficado fora por muito tempo em 2022, ele foi o terceiro jogador mais decisivo do elenco no ano com 21 gols e sete assistências: 28 participações diretas, o que equivale a 20% dos 142 gols anotados pelo time.

Endrick e Veiga - Palmeiras x Inter de Limeira
Endrick coloca uma "coroa" em Raphael Veiga (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No ano passado, curiosamente, o camisa 23 foi o único do elenco palmeirense a fazer gols em todas as competições disputadas pelo clube: Paulista (7), Copa do Brasil (2), Libertadores (6), Brasileiro (3), Recopa (1) e Mundial de 2021 (2). Com a soma desses gols, acumulou o total de 21, o que fez dele o vice-artilheiro do time, atrás apenas de Rony, que fechou 2022 com 23 gols.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

Veiga é presença garantida no Dérbi da próxima quinta-feira, na Neo Química Arena, que acontece às 21h30, pela nona rodada da fase de grupos do Paulistão. O Palmeiras terá mais dois três dias de preparação para o clássico, que fazer com que o time dispare ainda mais como a melhor campanha geral do campeonato. Essa liderança valerá o mando de campo até a final do estadual.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter