Vanderlei Luxemburgo Palmeiras

Luxemburgo diz que prepara Palmeiras para conquistar a Libertadores e o Brasileiro (Agência Palmeiras/Divulgação)

LANCE!
22/05/2020
13:39
São Paulo (SP)

Vanderlei Luxemburgo prepara o Palmeiras para ser campeão da Libertadores e já definiu uma maneira de traçar metas. Em videoconferência, recentemente, o treinador fez uma comparação das estatísticas de Flamengo e River Plate, finalistas do torneio no ano passado, com os 14 jogos do Verdão nesta temporada, e fará o mesmo para indicar o caminho também para o título brasileiro. Assim, o técnico acredita que o time subirá de patamar.

- Com certeza, neste ano, as equipes estão se estruturando para encostar não no Flamengo, mas para fazer um nivelamento de qualidade do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, identificando o que aconteceu de errado no ano passado. Sabendo que o Flamengo fez diferente, mas não se direcionando ao Flamengo, mas para você, o que você fez errado e te fez perder espaço - disse o treinador ao Uol, nesta sexta-feira.

- O Palmeiras não está direcionado para o Flamengo, o Palmeiras está direcionado para as competições que vai disputar. Para ganhar a Libertadores, o que o Palmeiras fez no ano passado não serve, o que o Flamengo fez serve. Temos que preparar o Palmeiras para ganhar uma Libertadores. Vamos analisar o que foi feito no ano passado - prosseguiu, indicou que já enxerga progresso na comparação com o que o Verdão apresentou em 2019.

- Já fiz essa comparação, do Palmeiras no ano passado, na Libertadores e no Brasileiro, com os 14 jogos que fizemos com o Palmeiras neste ano. Temos alguns pontos bastante positivos e diferentes do ano passado. Já temos um avanço, estamos em progresso. Sem comparação com o Flamengo, mas com campeões, a níveis percentuais, o que fizeram para chegar lá. Se eu fizer 75% dos pontos, sou campeão brasileiro, ninguém me tira o campeonato.

Falando especificamente do Campeonato Brasileiro, Luxemburgo prefere e gostaria que a competição continuasse no modelo atual, com todos os times se enfrentando duas vezes, cada um em sua casa, e a definição do campeão nos pontos corridos. Mas, por conta do calendário apertado devido à pandemia do coronavírus, já admite aceitar uma disputa com mata-mata.

- Em função da pandemia, se achatarem muito o calendário, eu mudaria para módulos, com classificação e ir disputar depois. Mas voltaria para pontos corridos no ano seguinte. Porque é mais justo e o futebol brasileiro já se adaptou aos pontos corridos. Aquele jogo, que falavam que não interessava, interessa porque tem Libertadores e uma série de coisas envolvidas - afirmou.

- Mas, neste momento, se o negócio avançar muito para frente, não for liberado, achatar muito e sacrificar muito os jogadores, valeria a pena pensar se não vale a pena mudar, neste momento, a formatação do campeonato - reforçou Vanderlei Luxemburgo.