Ídolo do Palmeiras, Valdir Joaquim de Morais morre aos 88 anos de idade
Ex-goleiro, ele disputou 480 partidas pelo clube entre 1958 e 1968 e fez parte do jogo em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira, na estreia do Mineirão, em 1965<br>

Morreu neste sábado, aos 88 anos de idade, o ex-goleiro Valdir Joaquim de Morais. Ex-goleiro, ele é um dos maiores jogadores da história do Palmeiras e conquistou sete títulos em 480 partidas.
Ele vinha com a saúde debilitada desde que sofreu um AVC, em 2016. No ano seguinte, fraturou o fêmur e teve de ficar na cama. Nos últimos meses seu quadro ficou mais greve - ele foi internado na madrugada de terça em Porto Alegre (RS), após passar mal. Neste sábado foi confirmado o falecimento por falência múltipla dos órgãos.
O corpo do ídolo será velado no Cemitério 'São Miguel e Almas', neste domingo, das 8h30 às 16h e, em seguida, será cremado. Ele deixa a esposa Yvonne Carvalho de Morais, de 87 anos, com quem foi casado por sete décadas, os filhos Renato Carvalho de Morais, 64 anos, e Denise Carvalho de Morais, de 59. Seus netos – ambos filhos de Renato – são Danny Morais (atualmente jogador do Santa Cruz, de 34 anos) e Suanny Morais, de 37. Além disso, Valdir tinha cinco bisnetos: Bernardo, Matheus e Henrique (filhos de Danny Morais); além de Sofia e Thomaz (filhos de Suanny).
Valdir jogou entre 1958 e 1968 com a camisa alviverde, foram 290 vitórias, 96 empates e 94 derrotas. No período, venceu três títulos paulistas (1959, 1963 e 1966), três brasileiros (1960, Taça Brasil de 1967 e Robertão de 1967) e um Rio-São Paulo (1965).
O ídolo fez parte da equipe do Palmeiras que representou a Seleção Brasileira, na estreia do Mineirão, em 1965 - o time venceu o Uruguai por 3 a 0. O Verdão ainda é o único clube a ter cedido todo elenco e comissão técnica para um jogo do Brasil.
Valdir foi o substituto do também ídolo Oberdan Cattani na meta alviverde. Ele deixou o Verdão em 1968 e encerrou a carreira no ano seguinte, no Cruzeiro de Porto Alegre, sua cidade natal.
Após se aposentar, foi o primeiro preparador de goleiros da história do Brasil - ele iniciou o trabalho nesta função no Palmeiras, a convite de Oswaldo Brandão. Ele chegou a trabalhar na mesma função no São Paulo e pela Seleção Brasileira, nas Copas do Mundo de 1982 e 1986. Entre os goleiros que trabalharam com ele estão: Leão, Gilmar, Zetti, Rogério Ceni e Marcos.
No Palmeiras, ainda foi coordenador técnico em duas oportunidades, sendo que encerrou sua última passagem em 2011.

Palmeiras
WTorre aposta em mudança de estilo musical de shows no estádio do Palmeiras
Há 5 horas
Palmeiras
Ex-Palmeiras, Richard Ríos desperta interesse de europeus e pode deixar o Benfica
Há 16 horas
Palmeiras
Barboza treina e deve ser reforço do Palmeiras contra o Inter; Gómez segue em recuperação
Há 17 horas
Palmeiras
Palmeiras anuncia parceria com aplicativo de delivery até o fim da temporada
Há 17 horas
Libertadores
Arbitragem dos jogos de ida das oitavas de final da Libertadores é definida
Há 18 horas
Lance! Negócios
Oitavas da Copa do Brasil de 2026 registram queda de público em relação a 2025
Há 22 horasMais LANCE!

Processo, formação e títulos: Allan Barcellos e o sucesso do Palmeiras na base

Atitude de Carlos Miguel irrita torcida do Corinthians: 'Não esquece'

Tabela da Copa do Brasil: veja datas dos jogos das quartas

Quartas de final da Copa do Brasil: veja os times classificados

Palmeiras fecha com ex-Real Madrid Antonia após seis temporadas no futebol espanhol

Palmeiras renova com Murilo e avança por novo acordo com Gómez

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Palmeiras bate R$ 30 milhões em premiações após classificação na Copa do Brasil

Abel assume culpa por derrota e exalta trabalho do Palmeiras: 'Elenco de 1,4 bi'

Dê suas notas: avalie os jogadores do Palmeiras na derrota para o Fortaleza

Palmeiras perde para o Fortaleza, mas avança às quartas de final da Copa do Brasil

Decisão da arbitragem em Fortaleza x Palmeiras choca: 'Claríssimo'

Veja os cinco gols de Fortaleza x Palmeiras na Copa do Brasil



