‘Fator fora de casa’: Palmeiras tem vantagem no Brasileirão construída como visitante

Verdão conquistou mais pontos fora de casa do que em seus domínios, além disso tem larga vantagem como visitante em relação aos seus principais concorrentes na tabela

Dudu e Scarpa - América-MG x Palmeiras
Palmeiras conquistou mais um bom resultado fora de casa no Brasileirão-2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras terminou a 18ª rodada do Brasileirão-2022 com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o Corinthians. Trata-se da maior diferença do líder para o vice-líder desde o início desta edição da competição. O título simbólico do primeiro turno e essa "folga" têm muito a ver com o desempenho fora de casa.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Até aqui, o Verdão é o único time do campeonato que ainda não perdeu como visitante. São nove jogos, cinco vitórias e quatro empates, ou seja, 19 pontos conquistados e 70,4% de aproveitamento. O desempenho chama bastante a atenção, principalmente se comparado com os principais concorrentes.

Fora de casa, são quatro pontos a mais do que o Fluminense, cinco a mais do que Internacional e Atlético-MG, seis a mais do que o Athletico-PR, oito a mais do que o Corinthians e 11 a mais do que o Flamengo. Podemos dizer que pensando superficialmente, é o que tem feito a diferença para o time de Abel Ferreira neste turno.

E não é exagero considerar que a pontuação total seria bem melhor se não fossem os tropeços dentro de casa. Aliás, o desempenho como visitante acaba compensando o vacilos no Allianz Parque. Dos 27 pontos disputados como mandante, o Palmeiras deixou dez pelo caminho, quase 40% do total, índice bastante alto de tropeços.

São nove jogos em casa, cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, ou seja, 17 pontos e 63% de aproveitamento, apenas a sexta melhor campanha como mandante no campeonato até aqui. São quatro pontos a menos do que o Corinthians, dois a menos do que o Flamengo, e um a menos do que Atlético-MG e Athletico-PR.

Em comparação com o Corinthians, que é o vice-líder, fica bem nítido que o "fator fora de casa" é o que tem feito a diferença até aqui. Em casa o Timão tem quatro pontos a mais, e como visitante tem oito pontos a menos. A diferença de quatro pontos é exatamente o que coloca o Verdão na ponta com essa vantagem mais tranquila.

Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Palmeiras joga em casa e pode chegar aos 20 pontos como mandante, superando a pontuação como visitante, mas como um jogo a mais. Mesmo assim, o desempenho fora de casa, e a larga distância para os rivais no quesito, seguirão sendo os principais fatores para a liderança

Vale lembrar que das 19 edições anteriores dos pontos corridos, em 15 o campeão foi aquele que teve a melhor campanha como visitante. Desde 2011, ou seja, há 11 edições consecutivas, o time de melhor desempenho fora de casa levanta a taça no término das 38 rodadas. Parece que o Verdão tem seguido bem essa receita.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter