Fernando Miguel x Jordi: números mostram forte disputa no gol do Vasco em 2020

Goleiros devem brigar pela vaga de titular no Vasco na próxima temporada

Fernando Miguel e Jordi Vasco
Fernando Miguel e Jordi devem brigar por posição em 2020 (Rafael Ribeiro/Vasco/ASCOM/CSA)

Escrito por

Aos 26 anos de idade, Jordi enfim ganhou a sua primeira grande série de jogos como titular na Série A. Mas não foi com a camisa do Vasco, clube que o revelou. Emprestado ao CSA em 2019, o goleiro iniciou 28 das 38 partidas do clube alagoano no Brasileirão - seu recorde até então era de 9 duelos, em 2015 -, e teve um bom desempenho. De volta ao Cruz-Maltino, o arqueiro deve brigar pela posição com Fernando Miguel, contestado em alguns momentos do ano.

Mesmo atuando em menos de 30 rodadas do Brasileiro, Jordi terminou como o goleiro que mais realizou defesas simples (91) e o 5º no ranking das difíceis (36), segundo dados do Footstats. No total, foram 127 intervenções, volume inferior apenas ao de Tadeu, do Goiás, que precisou fazer 131. O jogador esmeraldino, no entanto, esteve em campo 37 vezes. Já Fernando Miguel precisou trabalhar em 94 oportunidades nos 30 jogos que atuou.

O alto volume de defesas de Jordi, porém, pode se justificar pela fragilidade defensiva do CSA, terceiro time mais vazado na competição e que acabou rebaixado - 18º. Embaixo das traves, os dois tiveram um aproveitamento muito parecido na relação gol sofrido por número de finalizações. Ambos tiveram que pegar a bola no fundo das redes uma vez a cada quatro conclusões certas.

Jordi teve o maior volume de defesas, enquanto que Fernando Miguel sofreu menos gols - em média e quantidade. Os dois, porém, precisaram do mesmo número de chances para serem vazados no campeonato. Uma disputa que promete ser equilibrada em 2020, caso a revelação vascaína realmente permaneça na próxima temporada, já que não atua pelo clube desde 2017, quando disputou apenas quatro jogos.

JORDI NO BRASILEIRÃO 2019
- Dados do Footstats

29 jogos
91 defesas simples
36 defesas difíceis
127 defesas no total
41 gols sofridos
1 gol sofrido a cada 4,09 finalizações certas

FERNANDO MIGUEL NO BRASILEIRÃO 2019
- Dados do Footstats

30 jogos
73 defesas simples
21 defesas difíceis
30 gols sofridos
1 gol sofrido a cada 4,13 finalizações certas

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter