Alex Telles - Liverpool x Porto

Alex Telles é um dos destaques do Porto (Foto: Reprodução/Twitter)

André Schmidt
23/03/2020
09:15

Apesar do futebol ainda não ter uma previsão para retornar nas principais ligas da Europa, em razão da pandemia de coronavírus, o mercado já começa a esquentar. E um dos nomes mais cobiçados é exatamente de um brasileiro: Alex Telles. O lateral-esquerdo do Porto está na mira de Chelsea e Barcelona.

Aos 27 anos de idade, Alex está em sua 4ª temporada pelos Dragões e vive um grande momento. Com dez bolas na rede em 40 jogos, o jogador bateu seu recorde pessoal da carreira, superando os seis que anotou em 2018/2019. O lateral é o principal goleador do Porto no Português e o segundo maior garçom, com cinco assistências - Jesus Corona, com sete, é o líder. 

Além disso, Telles é o 5º jogador com mais participações diretas em gols na competição, com 13 - 8 gols e 5 passes -, ficando atrás apenas de Pizzi (22) e Carlos Vinícius (20), do Benfica, Bruno Fernandes (15), do Sporting, e Paulinho (13), do Braga. É o único jogador de defesa no top 5.

Revelado pelo Juventude, Alex Telles se destacou pelo Grêmio, em 2013, quando foi eleito pela CBF o melhor jogador da sua posição no Campeonato Brasileiro. O sucesso chamou a atenção do Galatasaray, da Turquia, que o contratou em seguida. Em 2015/2016, foi emprestado à Inter de Milão, seu último clube antes de chegar ao Porto, na temporada seguinte. Pelo time português são 183 jogos e 21 gols.