WADA reafirma necessidade de Brasil ter tribunal único de doping
Diretor da Agência Mundial Antidopagem, David Howman, enviou carta para o ministro do Esporte, George Hilton, exigindo que país adeque sua legislação até 18 de março

Nesta terça-feira, o diretor-geral da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), David Howman, enviou comunicado enviado ao ministro do Esporte, George Hilton, em que ressalta a necessidade de o Brasil adequar a legislação nacional para a manutenção da conformidade junto ao órgão internacional. A adequação deve ser feita até o dia 18 deste nês.
- Como vocês estão em processo de finalização de sua legislação antidoping e das regulamentações da ABCD antes da data-limite da WADA de 18 de março de 2016, precisamos ressaltar a natureza imperativa do pedido da WADA para a ABCD, a Casa Civil e o escritório da Procuradoria-Geral da República para assegurar que seja criado um tribunal antidopagem único no Brasil por meio da legislação. A criação desse tribunal é um passo significante e importante para o esporte limpo no Brasil, e a sua existência não pode ser comprometida. Além disso, para reforçar a independência da ABCD é importante que a organização nacional antidopagem não seja influenciada pelas federações nacionais. Um tribunal desse tipo reforçará essa independência - afirmou David Howman, no documento.
A WADA exige a criação de um tribunal centralizado, responsável pelos casos de dopagem, e a jurisdição exclusiva da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), como a única Autoridade de Teste no Brasil. A data limite para a adequação é o dia 18 de março.
O descumprimento de tais regras resultará na declaração do Brasil como em não conformidade e na suspensão da acreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que ficará dessa forma impossibilitado de realizar testes de controle de dopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Fórmula 1
Punições da F1 tiram pontos de Lewis Hamilton em 2026
Há 20 minutos
Mais Esportes
Atlanta 30 anos: trio de ouro fatura a prata no basquete
Há 2 horas
Tênis
Loio no Lance! vê Indian Wells como inspiração para João Fonseca em Montreal
Há 3 horas
Lutas
UFC: estrela do Brasil, Allan 'Puro Osso' morre aos 34 anos
Há 14 horas
Tênis
Jogo que define rival de estreia de João Fonseca é adiado
Há 15 horas
Vôlei
No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028
Há 15 horasMais LANCE!

Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'

Brasil atropela Chile e vence a primeira no Sul-Americano de basquete feminino

Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei

'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James

Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner

Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC

João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro

Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'

Calouro da NBA desafia Luka Doncic: 'Quero ver se é lento mesmo'

