Mogi x Botafogo

Mogi das Cruzes tenta confirmar a quarta colocação (Foto: Beto Miller/AM Press/Lancepress!)

LANCE!
26/03/2019
08:10
Rio de Janeiro (RJ)

A terça-feira é dia da última rodada da fase de classificação do NBB, e os 14 concorrentes estarão em quadra. Quase todas as definições já aconteceram. As 13 equipes que vão seguir na competição foram conhecidas e o Joinville está rebaixado. Com isso, o que vale são os posicionamentos finais que definirão os confrontos.

O principal deles envolve a equipe que terminará em quarto lugar geral e folgará na primeira rodada dos playoffs: Mogi das Cruzes (que enfrenta o Bauru e se garante nesta posição em caso de vitória) ou o Paulistano (que encara o São José, precisa vencer e torce para a derrota dos mogianos).

Esta equipe se juntará a Franca, Flamengo e Pinheiros como aquelas que vão ver pela TV os duelos da primeira fase, que terão os seguintes confrontos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

As sete partidas da última rodada acontecerão ao mesmo tempo. Uma delas será entre Corinthians e Botafogo, duas equipes que estão diretamente envolvidas na briga pelas oito primeiras colocações, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP).

Com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Corinthians ocupa a oitava colocação, com campanha de 11 triunfos em 25 oportunidades (44% de aproveitamento). O clube do Parque São Jorge depende apenas de si para permanecer no G-8 e, quem sabe, ganhar colocações.

Uma vitória já garante no mínimo a sétima colocação. Para terminar em sexto, precisa torcer por uma derrota do Bauru e vencer o confronto contra o Botafogo por 15 ou mais pontos.

Já em caso de derrota, ficará em oitavo com um tropeço do Minas. A única maneira de a equipe paulista não terminar no G-8 será com um resultado negativo e vitórias de Minas e Bauru.

O mando de quadra na primeira rodada dos playoffs é ainda mais essencial por se tratar de uma série melhor de três partidas. Ficar entre os oito primeiros garante a decisão em casa, pois a equipe com a vantagem jogará em casa nos Jogos 2 e 3.

O Botafogo chega para a partida com a confiança lá em cima. Isso porque o time comandado pelo treinador Léo Figueiró vem de uma vitória sobre o Paulistano, fora de casa, por 104 a 100.

Na sexta colocação, com 12 vitórias e 13 derrotas (48% de aproveitamento), o Glorioso precisa de um triunfo simples para se manter na posição e garantir o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.

Em caso de derrota, são várias as possibilidades de colocação. Para permanecer em sexto, terá que torcer por derrotas de Bauru e Minas, além de perder por uma diferença de até 14 pontos – derrota por 15 ou mais garante a sétima colocação nesse cenário. Ficará em oitavo caso o Minas perca e só o Bauru vença.

Confira todos os jogos da última rodada da primeira fase

20h - Bauru (7º) x Mogi das Cruzes (4º)
20h - Sesi Franca (1º) x Joinville
20h - Corinthians (8º) x Botafogo (6º)
20h - Pinheiros (3º) x Vasco (13º)
20h - Flamengo (2º) x Basquete Cearense (12º)
20h - Minas (9º) x Brasília (11º)
20h - São José (10º) x Paulistano (5º)