Brasil - FIBA

Brasil terá pela frente a Grécia de Giannis Antetokounmpo (Foto: Divulgação/FIBA)

LANCE!
25/07/2019
16:42
Rio de Janeiro (RJ)

A Seleção Brasileira iniciou nesta quinta-feira a preparação para a Copa do Mundo de basquete, que ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro, na China. A delegação se apresentou no Hotel Park Imperial, em Anápolis (GO), e treinará no local até o dia 7 de agosto. 

- Vamos iniciar com um treino nos primeiros três dias, pois não quero começar esta preparação de forma agressiva, quero todos os jogadores na mesma condição. A partir de segunda-feira passaremos a treinar duas vezes por dia; pela manhã, ocorre o trabalho físico, mais técnica individual e arremessos, já o período da tarde são reservados para os treinos táticos, aumentando a intensidade pouco a pouco - disse o técnico Aleksandar Petrovic.

O Brasil fará uma série de amistosos preparatórios visando o Mundial. No dia 8 de agosto, enfrenta o Uruguai, em Anápolis (GO). Depois, encara mais uma vez os uruguaios, desta vez em Belém (PA). Já com os 12 jogadores definidos, a delegação brasileira embarca para Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, a seleção treina e joga um torneio na cidade francesa.

- Vamos jogar uma competição que tende a ser muito equilibrada e as decisões ocorrerão nos detalhes, por isso, temos que estar bem preparados, inclusive no aspecto mental. Serão batalhas muito iguais, que serão decididas, como já frisei, nos detalhes - analisou o armador Marcelinho Huertas. 

Posteriormente, a Seleção Brasileira embarca para Guangzhou, na China. De 20 a 28 de agosto, o Brasil treina e disputa jogos preparatórios em Guangzhou, Wuhan e Liaoning. Por fim, nos dias 29 e 30 de agosto, já na véspera do Mundial, os comandados de Aleksandar Petrovic treinam em Nanjing, concluindo a etapa de preparação.

Na Copa do Mundo, o Brasil caiu no Grupo F e terá pela frente as seleções de Montenegro, Nova Zelândia e Grécia - do ala Giannis Antetkounmpo, MVP da temporada 2018/19 da NBA. O astro grego já confirmou presença no Mundial da China. 

Veja a lista de convocados do Brasil: 
Alex Garcia (ala) – 39 anos – 1,90m – Minas Tênis Clube
Anderson Varejão (pivô) 36 anos – 2m11 – Flamengo
Augusto Lima (pivô) – 27 anos – 2,08m – San Pablo Burgos (ESP)
Bruno Caboclo (ala) – 23 anos – 2,06m – Memphis Grizzlies (EUA)
Cristiano Felício (pivô) – 27 anos – 2,08m – Chicago Bulls (EUA)
Jhonatan Luz (ala) – 32 anos – 1,96m – Flamengo
Leandro Barbosa (ala) – 36 nos – 1,92m – Minas Tênis Clube
Lucas Dias (ala/pivô) – 24 anos – 2,07m – Sesi Franca
Marcelinho Huertas (armador) – 36 anos – 1,91m
Didi (ala/armador) – 20 anos – 1,95m – New Orleans Pelicans (EUA)
Marquinhos (ala) – 35 anos – 2,07m – Flamengo
Rafael Luz (armador) – 27 anos – 1,88m – MoraBanc Andorra (ESP)
Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) – 33 anos – 2,08m – Sesi Franca
Vitor Benite (ala/armador) – 29 anos – 1,90m – San Pablo Burgos (ESP)
Yago Mateus (armador) – 20 anos – 1,78m – Paulistano