Scheidt estreia com vitória e lidera o Campeonato Europeu da classe Star

Robert Scheidt e Henry Boening comemoram a liderança no primeiro dia do Europeu (Foto: Gilles Morelle / SSL)

Jonas Moura
15/05/2019
16:45
Enviado Especial a Riva del Garda (ITA)*

O Brasil liderou o primeiro dia do Campeonato Europeu, que tem status de Grand Slam da Star Sailors League. Nesta quarta-feira, em Riva del Garda (ITA), Robert Scheidt e Henry Boening encerraram na ponta, após duas regatas. Eles obtiveram um terceiro e um primeiro lugar, com quatro pontos perdidos. Em seguida, aparecem o americano Paul Cayard e o brasileiro Arthur Lopes, com cinco pontos perdidos.

A dupla formada pelo italiano Diego Negri e o alemão Frithjof Kleen venceu a primeira regata, mas queimou a largada da segunda, o que levou à perda de 91 pontos.

– Foram duas regatas fortes, mas há muitas ainda por vir. Não estamos pensando se estamos em primeiro. Agora, queremos fazer boa média e evitar colisões. Hoje ventou e fez frio, mas aqui, cada dia é diferente e amanhã pode mudar tudo – afirmou Scheidt, que deu uma pausa na briga pela classificação na Laser para Tóquio-2020.

Riva del Garda, no norte da Itália, é praticamente a casa do bicampeão olímpico. A comuna fica a menos de 5 km de Torbole, onde o velejador reside com a mulher e dois filhos.

Henry acredita que as largadas decidiram a boa colocação da parceria, em um dia de condições duras. A primeira foi decretada com temperatura de 8ºC e ventos de 18 nós.

– Fomos bem porque escolhemos o lado certo da raia nos momentos decisivos, principalmente nas largadas. Tem muita gente que não foi bem hoje (quarta), mas deverá melhorar. O que importa é manter a média e perder o mínimo de pontos durante a semana para chegar bem às finais, mas será difícil porque a flotilha é grande – afirmou Boening.

Augie Diaz e Bruno Prada estão em oitavo, com 23pp. Já Pedro Trouche e Lars Grael ocupam a 11ª colocação, com 34pp. Samuel Gonçalves aparece em 35º, com 76pp, ao lado de Haico de Boer. O pior resultado é descartado.

Até domingo, serão realizadas duas regatas por dia. Após dez regatas, as dez duplas mais bem classificadas correm quartas de final, semifinal e final.

* O repórter viaja a convite da Star Sailors League (SSL)