Basquete

Estados Unidos são favoritos ao título do Mundial da China (Foto: FIBA)

Rodrigo Souza
09/09/2019
20:00
Rio de Janeiro (RJ)

A Copa do Mundo FIBA 2019 entrou na fase decisiva. Estados Unidos, Sérvia, 
Espanha, França, Argentina, Austrália, Polônia e República Tcheca ainda estão na disputa pelo título mundial e por vagas olímpicas ainda em disputa. As quartas de final da competição começam nesta terça-feira. 

Vagas olímpicas em disputa na Europa
O Mundial da China dá sete vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O único continente que ainda não definiu os dois classificados é a Europa. São quatro seleções na disputa: Sérvia, Espanha, França e República Tcheca. Nas Américas, Estados Unidos e Argentina já estão garantidos. Além deles, Nigéria (África), Irã (Ásia) e Austrália (Oceania) também estão confirmados. 

Favoritismo americano pelo título
Atuais bicampeões, os Estados Unidos são os favoritos ao título em 2019. Porém, diferentemente das conquistas de 2010 e 2014, os americanos chegam na fase decisiva sem seus principais líderes e apostam na juventude dos atletas e na experiência do técnico Gregg Popovich, pentacampeão da NBA.

Sérvia ameaça reinado dos Estados Unidos
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a Sérvia entrou no Mundial da China com força máxima e sonhando com o título. Os sérvios apostam no ala Bogdan Bogdanovic e no pivô Nikola Jokic, e podem reencontrar os americanos numa possível semifinal.

Espanha, Austrália e Argentina podem surpreender
A Espanha chegou no Mundial da China sem o favoritismo de outros tempos, mas ainda segue mostrando que tem potencial para brigar pelo título. Na última rodada da segunda fase, venceram a Sérvia. O armador Ricky Rubio e o pivô Marc Gasol são os destaques da equipe.

Correndo por fora estão Austrália e Argentina. A seleção da Oceania aposta no armador Patty Mills, enquanto os hermanos acreditam na força coletiva e na experiência de Luis Scola. Os argentinos estão invictos com cinco vitórias em cinco jogos e garantidos na Olimpíada de 2020.

MVP da NBA de fora
A Grécia venceu a República Tcheca na última rodada da segunda fase, mas foi eliminada do Mundial. Para avançar, os gregos precisavam tirar vantagem no saldo contra os tchecos, mas não conseguiram. Com isso, o ala Giannis Antetokounmpo, que foi eleito MVP da temporada 2018/19 da NBA, ficou de fora da fase decisiva do torneio.

Confrontos das quartas de final:
Terça-feira:
8h00 - Argentina x Sérvia
10h00 - Espanha x Polônia

Quarta-feira:
8h00 - ​Estados Unidos x França
10h00 - Austrália x República Tcheca

Brasil no Pré-Olímpico
Apesar da eliminação na segunda fase da Copa do Mundo de basquete, o Brasil garantiu vaga para o Pré-Olímpico mundial, que acontece em junho do ano que vem, a um mês dos Jogos de Tóquio. A Confederação Brasileira de Basquete já se candidatou para sediar um dos torneios que definirá os últimos classificados para a Olimpíada.

- O foco tem que ser o título e se classificar. O primeiro passo demos aqui (na Copa do Mundo da China). Conseguimos a classificação para o Pré-Olímpico. Tem muita coisa para acontecer ainda - disse o pivô Anderson Varejão.

O Pré-Olímpico será disputado por 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis. Apenas os melhores de cada grupo se classificam para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além do Brasil, os outros garantidos na disputa são Lituânia, Itália, Grécia, Rússia, Venezuela, Porto Rico, Alemanha, República Dominicana, Nova Zelândia, Tunísia, Canadá e Turquia. Ainda restam três vagas via Mundial.