Programa o TEAtivo é lançado e vai atender atividades físicas para crianças e adolescentes autistas
niciativa atenderá a 600 pessoas na primeira fase, em Goiânia (GO) e Tanguá (RJ). Projeção é de que o número chegue a 2.600 até o fim do ano

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto, lançou no Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, 2 de abril, o Programa TEAtivo, voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. A Portaria MC nº 760, que institui o programa, foi publicada no Diário Oficial da União.
Trata-se de uma política pública nacional inédita e que tem como objetivo permitir o acesso à prática de atividades físicas e de lazer a crianças e adolescentes autistas com idade entre cinco e 18 anos. Os dois primeiros núcleos serão implementados em Goiânia e no município de Tanguá, no Rio de Janeiro. Cada um beneficiará 300 pessoas. Na capital fluminense, o projeto será realizado no Parque Olímpico da Barra, um dos legados dos Jogos Rio 2016.
O investimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania para implantar o projeto nos dois núcleos iniciais é de R$ 1,4 milhão. Os convênios já foram firmados com as prefeituras e os projetos estão na fase de contratação de profissionais. Até o fim do ano, o objetivo é que o TEAtivo atenda mais duas mil crianças, totalizando 2.600 beneficiados em 2022. Para isso, mais R$ 1,7 milhão serão investidos.
Metedologia
O projeto tem como base a metodologia de Rodrigo Brivio, especialista em atividades físicas direcionadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista. Além de ceder a metodologia, ele vai capacitar os profissionais que atuarão nos núcleos do TEAtivo. Brivio desenvolveu um método que reúne equipamentos de ginástica artística, brincadeiras e exercícios de propriocepção, capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o equilíbrio quando está parado, em movimento ou ao realizar esforços.

Tênis
Orlando Luz e Rafael Matos conquistam o Masters de Montreal
Há 3 horas
Fórmula 1
FIA suspende restrições a pilotos e equipes da Rússia na F1
Há 5 horas
Mais Esportes
Bárbara Domingos avança à final do Mundial de Ginástica Rítmica
Há 5 horas
Mais Esportes
Guilherme Caribé é bronze e marca o melhor tempo da carreira no Pan-Pacífico
Há 5 horas
Lutas
Ex-lutador de boxe Prichard Colón morre aos 33 anos
Há 6 horas
Vôlei
Um mês após cirurgia, Julia Kudiess detalha recuperação
Há 6 horasMais LANCE!

F1: Chefe da Ferrari avalia disputa Hamilton x Leclerc

Joanna Maranhão analisa momento da natação brasileira: 'Treina muito mais'

Ronaldinho Gaúcho faz oferta para comprar time de basquete

Velho rival de João Fonseca leva ponto do mês contra Shelton

Cobra venenosa é encontrada em capacete após treino nos EUA

Makhachev defende segundo cinturão do UFC pela primeira vez

Giannis Antetokounmpo promete vitória contra Boston Celtics

Roger Federer tem prejuízo milionário e vê fortuna sair da casa do bilhão; entenda

Astro do UFC ataca presidente do Corinthians após saída de Memphis: 'Luta a fazer'

LeBron e outros astros da NBA reagem à aposentadoria de Westbrook

João Fonseca vê rivais da geração avançarem rumo ao Top 10

Diego Lopes anuncia mudança no UFC e se aproxima de Charles do Bronx

João Fonseca já tem calendário definido para a reta final do ano



