Papo com Helio Castroneves: 'Em memória de Al Unser'
Lenda da Fórmula Indy e segundo piloto da história a vencer quatro vezes em Indianapolis, americano morreu aos 87 anos, vítima de câncer. Brasileiro relembra a relação com o astro

Olá, amigos!
Em primeiro lugar, desculpem por atrasar a coluna nesta semana. É que aconteceram tantas coisas que eu pedi ao meu editor, o Jonas, esperar um pouquinho para fazer uma coluna mais completa. Mas, em muitas ocasiões, a gente planeja uma coisa e a vida resolve outra. É o caso agora.
Nenhum assunto é mais importante, nesta sexta-feira, 10 de dezembro, do que homenagear Al Unser, a lenda da Fórmula Indy que, infelizmente, faleceu ontem aos 82 anos. Ele estava em casa, no Novo México, e descansou após uma batalha de 17 anos contra um câncer.
Sinto uma tristeza muito grande porque estivemos próximos nos últimos meses, mais do que antes, por causa da minha quarta vitória na Indy 500 no dia 30 de maio passado. Al foi o segundo piloto da história a vencer quatro vezes em Indianapolis. O primeiro foi o AJ Foyt e o Rick Mears completou o trio. Eles merecem todas as homenagens pelo feito e eu, logo depois de vencer a etapa de 2009, desejei imensamente estar com eles nesse grupo tão seleto.
Quando atingi essa meta, depois de 30 anos da entrada do Mears, recebi manifestação de carinho de todos eles. Algumas semanas depois da conquista, a IndyCar nos reuniu e foi um momento verdadeiramente emocionante. Foi genial ouvir tantas histórias e trocar experiências. Isso sem contar as coisas engraçadíssimas, mas que não dá para contar aqui. Entendem, né?
No caso específico do Al (não sei se vocês sabem, mas esse Al é de Alfred), como ele obviamente estava debilitado, procurava ficar sentado a maior parte do tempo, mas sem que isso impedisse que estivesse animado e se locomovendo. Nas fotos, estava lá, de pé, com a autoridade de quem venceu a Indy 500 em 1970, 1971, 1978 e 1987.
Essa doença causa enorme sofrimento e depois de tanto tempo, Al descansou. Quero deixar aqui meus mais sinceros sentimentos à família Unser, que já havia perdido o irmão Bobby, aos 87 anos, no dia 2 de maio passado. Al nos deixou, mas será inesquecível por todos os fãs do automobilismo por ser uma das lendas desse esporte que tanto amamos.
Até semana que vem e cuidem-se!
Helio Castroneves, especial para o LANCE!

NBA
KD compara 76ers de LeBron a Warriors de 2017 e irrita Klay
Há 1 hora
Lutas
Dana White 'celebra dia' após morte de lutador do UFC e sofre críticas: 'Burrice'
Há 1 hora
Fórmula 1
Punições da F1 tiram pontos de Lewis Hamilton em 2026
Há 1 hora
Mais Esportes
Atlanta 30 anos: trio de ouro fatura a prata no basquete
Há 3 horas
Tênis
Loio no Lance! vê Indian Wells como inspiração para João Fonseca em Montreal
Há 4 horas
Lutas
UFC: estrela do Brasil, Allan 'Puro Osso' morre aos 34 anos
Há 16 horasMais LANCE!

Jogo que define rival de estreia de João Fonseca é adiado

No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028

Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'

Brasil atropela Chile e vence a primeira no Sul-Americano de basquete feminino

Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei

'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James

Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner

Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC

João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro



