Maratonista olímpica Graciete Santana morre vítima de câncer
Brasileira terminou na 128ª colocação na maratona nos Jogos Olímpicos do Rio

A maratonista brasileira Graciete Santana, que representou o país nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, morreu nesta quinta-feira, vítima de um câncer, um melanoma severo. Ela vinha passando por tratamento contra a doença.
A informação foi confirmada por Joelson Moreira Carneiro, irmão de Graciete. Baiana de Serra Preta, ela representou o Cruzeiro nas competições e estava registrada na CBAt pela Associação de Atletismo Simõesfilhense (AASF). A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamentou a perda.
"Em nome da comunidade do atletismo a CBAt manifesta o seu mais profundo pesar e envia condolências a familiares e amigos. Graciete, diagnosticada com melanoma severo, vinha passando por tratamento contra o câncer, mas morreu na madrugada desta quinta-feira (16/9)", informou a entidade.
Graciete chegou a participar de sua colação de grau em Educação Física de forma on-line, hospitalizada no Hospital Santa Izabel, em Salvador. Em post feito nas redes sociais, agradeceu às médicas, à enfermeira Priscila, que tinha sido a sua maquiadora, e a pessoas que a apoiaram nos quatro anos do curso.
A brasileira tinha vitórias nas maratonas de Londrina e Florianópolis e sua melhor marca para a prova, segundo perfil da Wolrd Athletics e da CBAt, era de 2:38.33, obtida em Sevilha, na Espanha, em fevereiro de 2016. Foi 128ª colocada na maratona olímpica (3:09.15).
Entre os seus resultados top dez estão dois terceiros lugares na Maratona do Rio, em 2015 (2h41m16) e 2012 (2h42m21), um quarto na Maratona de São Paulo (2h46m20) em 2015, e um segundo na Maratona de Porto Alegre em 2012 (2h44m44). Nos 25 km tinha duas marcas entre as dez melhores de sua carreira, de 1h32m11, em 2014, e de 1h32m53, em 2013, ambas obtidas em Aracaju. Sua melhor marca na meia maratona era 1h18m55, na Meia Maratona Internacional da Bahia, em 2015.
- Uma pena que ela tenha perdido essa corrida contra o câncer. O atletismo brasileiro está em luto. Muito triste. Nossos cumprimentos ao marido e treinador, Domingos Alves, a família, amigos, a comunidade do atletismo da Bahia e a grande comunidade de atletismo do fundo. Momento muito triste! Faz a gente refletir muito sobre a importância de viver intensamente e se cuidar porque o risco ao melanoma é grande para quem se expõe ao sol. Fica um alerta para que os atletas tenham muito cuidado - afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, que soube do falecimento de Graciete ao chegar em Petrolina, Pernambuco, para onde seguiu para cumprir agenda oficial visando ao desenvolvimento do atletismo no Nordeste.

Vôlei
Douglas Souza deixa Seleção e desfalca Brasil na VNL
Há 46 minutos
Fórmula 1
Pilotos da F1 correrão com carro de brinquedo no GP da Inglaterra
Há 49 minutos
Tênis
João Fonseca x Roman Safiullin tem horário definido em Wimbledon
Há 1 hora
Mais Esportes
Hugo Calderano e Bruna Takahashi disputam semifinal do WTT Smash; veja onde assistir
Há 1 hora
Fórmula 1
Cinco pilotos da F1 correm 'em casa' no GP da Inglaterra
Há 4 horas
Lutas
Jon Jones crava erro de Alex Poatan no UFC Casa Branca
Há 6 horasMais LANCE!

Astros da NBA e da NFL detonam Claus em EUA x Bósnia: 'Insano'

Artilheiro dos EUA comemora 'à la' LeBron James, que reage: 'Que golaço!'

João Fonseca manda recado após segunda vitória em Wimbledon: 'Focado'

Após chegada de reforços, Flamengo anuncia saída de sete jogadores

Campeão do UFC revela por que McGregor 'fugiu' de Charles do Bronx

McLaren deixa de ser 'papaya' na F1 para GP da Inglaterra

Próximo rival de João Fonseca protagonizou feito raro em Wimbledon

Domínio de João Fonseca em Wimbledon choca: 'Já vi o suficiente'

João Fonseca vence em Wimbledon e fica perto de novo duelo com Djokovic

Warriors renova com ídolo da NBA por mais dois anos

Veja a vitória de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

Com capitão da seleção de vôlei desaparecido, mortes chegam ao esporte na Venezuela

João Fonseca x De Jong na segunda rodada de Wimbledon; horário e onde assistir






