Japan House São Paulo promove lives sobre os bastidores da Olimpíada
Encontros virtuais e gratuitos com designers e artistas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 serão realizados no canal do YouTube da Japan House SP

Centro de divulgação da cultura japonesa, a Japan House São Paulo vai promover lives com designers e artistas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio. O projeto das lives recebeu o nome de "Criadores". As lives acontecerão nos dias 11 e 18 de novembro, e 9 de dezembro, às 20h (de Brasília), no canal do YouTube da instituição. Sempre com mediação do jornalista Marcelo Duarte, todos os eventos do projeto vão contar com tradução simultânea em português e japonês.
A primeira live, no dia 11 de novembro, às 20h, reunirá o designer japonês Sota Yamaguchi, responsável pelo design dos uniformes da cerimônia de vitória utilizados por aproximadamente 11 mil pessoas, entre staff e voluntários dos Jogos; e Walter Rodrigues, atual coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Salão de Inovação, Sustentabilidade e Design Inspiramais. Na conversa, os designers comentarão sobre o processo criativo e o pensamento em relação a sustentabilidade nas suas produções para a criação dos modelos.
Já no dia 18, às 20h, o artista japonês Asao Tokolo comenta sobre a criação do design do podium e do emblema de Tóquio 2020, inspirados no padrão kumi ichimatsu (quadriculada). Além disso, Tokolo buscou atender uma das principais bandeiras desses Jogos, que foi a sustentabilidade e a conscientização ecológica, utilizando plástico reciclado em todas as partes que compuseram o pódio.
Por fim, no dia 9 de dezembro, o convidado é o compositor e professor da Universidade de Música de Tóquio, Naoki Sato, selecionado para realizar a composição da música de vitória dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para enriquecer o evento, Sato conversa com o brasileiro Jaques Morelenbaum, violoncelista, produtor, arranjador e compositor.
A série de lives gratuitas do projeto "Criadores" faz parte da programação paralela do "Lounge Esportivo: Tokyo 2020", exposição que esteve em cartaz na Japan House São Paulo até 12 de setembro, sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

NBA
Knicks vence disputa com Lakers e contrata ex-campeão da NBA
Há 9 minutos
Fórmula 1
F1 confirma calendário de 2027 com Sprint em São Paulo
Há 4 horas
Tênis
João Fonseca exalta Brasil antes da Copa Davis no Rio
Há 4 horas
Tênis
Zverev perde quase metade da premiação milionária do US Open; entenda
Há 5 horas
Vôlei
Lucarelli vê Seleção 'solta' na estreia do Sul-Americano de vôlei
Há 5 horas
Fórmula 1
Leclerc terá penalidade no grid após troca de motor no GP do Azerbaijão
Há 5 horasMais LANCE!

Escalação do Chile enganou a Seleção Brasileira no Sul-Americano de vôlei

Rafael Câmara faz teste com a Ferrari visando à F1 2027

Lukas Bergmann comemora volta à Seleção Brasileira e exalta 'ídola' Julia

Sabalenka recebe multa após derrota na final do US Open

Brasil domina o Chile e vence pela estreia no Sul-Americano de vôlei

Veja os lances da vitória do Brasil na estreia do Sul-Americano de vôlei

Duas décadas depois, Guga e Meligeni voltam juntos à Copa Davis no Rio

Brasil x Chile no Sul-Americano de vôlei: horário e onde assistir

Astro da NBA celebra aniversário com Neymar: 'Sou de Santos'

Após acerto com Raptors, ex-Clippers critica Kawhi Leonard

Equipe de Rafa Câmara anuncia piloto para 2027 e agita futuro do brasileiro

Zverev supera Sinner e Alcaraz em ranking de premiações

Copa Davis: com João Fonseca, Brasil inicia treinos para duelo diante da Suíça



