Falecimento Kobe Bryant

Kobe marcou época como um dos maiores atletas de basquete (Foto: Divulgação/Arte LANCE!)

LANCE!
26/01/2020
16:03
Califórnia (EUA)

Um dos maiores jogadores da história da NBA e do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant morreu aos 41 anos na manhã deste domingo em um acidente de helicóptero, na cidade de Calabasas, região metropolitana de Los Angeles, nos Estados Unidos. A queda da aeronave aconteceu por volta das 9h45h no horário local (15h45 de Brasília). A filha do ex-jogador Gianna e outras sete pessoas também não resistiram aos ferimentos.

O helicóptero em que Kobe Bryant e as outras pessoas estavam era um modelo Sikorsky S-76. As causas do acidente ainda não foram reveladas e os nomes da vítimas serão divulgados pelas autoridade nesta segunda-feira. A NBA e a imprensa americana, porém, confirmaram a presença do ex-atleta e de sua filha no acidente. 

De acordo com informações da polícia do condado de Los Angeles, o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o incêndio após a queda da aeronave. Porém, ao chegar ao local, já não havia sobreviventes. Foi necessário cerca de uma hora para controlar as chamas provocadas pelo acidente. 

- Estamos investigando e vamos transferir a investigação para a agência federal responsável por aeronaves. Não tivemos sobreviventes. Nove pessoas estavam a bordo, o piloto e mais oito. Não podemos identificar ninguém neste momento. Não seria adequado e é desrespeitoso. Ninguém pode saber de uma morte através de um site. Vamos esperar o trabalho dos legistas. É um trabalho difícil. Não podemos falar mais nada - afirmou Alex Villanueva, xerife do condado de Los Angeles.

Acidente Kobe Bryant
Imagem do local do acidente (Foto: Reprodução/Twitter)

Segundo a ESPN americana, o grupo estava a caminho de um jogo de basquete da filha de Kobe, na Mamba Academy, localizada na cidade Thousand Oaks.


- Kobe Bryant estava a caminho de um jogo de basquete com sua filha Gianna quando o helicóptero caiu. Aqueles a bordo do helicóptero também incluíram outro jogador e pai - escreveu o jornalista da ESPN americana Adrian Wojnarowski em seu perfil no Twitter.

As causas do acidente vão ser investigadas pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla original). 

Kobe Bryant - NBA
Perfil da NBA fez homenagem para Kobe (Foto: Reprodução)

A carreira de Kobe Bryant

O ex-jogador foi draftado na primeira escolha em 1996 pelo Charlotte Hornets, mas foi trocado para o Los Angeles Lakers na noite do draft por Vlade Divac. Segundo Kobe, ele ouviu do treinador da equipe da Carolina do Norte, Dave Cowens, que ele não tinha lugar na equipe.

Kobe esteve no time All-star por 15 vezes em 20 anos de carreira. Ele ainda foi MVP das finais por duas vezes e MVP da liga em 2008, além de ter conquistado cinco anéis da NBA (2000, 2001, 2002, 2009, 2010), todos pelo Los Angeles Lakers.

Em 2010, mais um anel da NBA para Kobe Bryant, após vitória sobre o Boston Celtics
Kobe deixou o seu legado na NBA (Foto: AFP)

Kobe marcou época nos Lakers, quebrou recordes e teve suas duas camisas - a 8 e a 24 - aposentadas pela equipe de Los Angeles. Em 2006, fez 81 pontos contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain. 

Até mesmo no último jogo de sua ilustre e estelar carreira, Kobe fez história. Contra o Utah Jazz, sofrendo com inúmeras dores das lesões que o prejudicaram nos anos que antecediam o último adeus, o Staples Center, que estava lotado de personalidades famosas, viu Bryant marcar 60 pontos. Uma das, se não a maior despedida de um atleta na história de todos os esportes.

No último sábado, Kobe foi ultrapassado por Lebron James, também do Lakers, como o terceiro maior pontuador da história da NBA. A última postagem do gênio do basquete no Twitter foi elogiando o feito de James, já que ambos eram amigos pessoais.