Felipe Kitadai

Felipe Kitadai foi eliminado do Mundial de Judô na estreia. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

LANCE!
25/08/2019
17:03
Tóquio (JAP)

O Brasil não começou bem a disputa do Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão. No primeiro dia de competição, Felipe Kitadai e Eric Takabatake foram eliminados na fase classificatória da categoria 60kg. 

Felipe Kitadai foi eliminado logo na estreia pelo cazaque Gusman Kyrgysbayev, número 11 do mundo. O brasileiro, 21° colocado no ranking, chegou a levar três punições durante o combate. Apesar da derrota, o judoca afirmou que conseguiu ser competitivo. 

- De atitude eu fiz o que queria, que era ser combativo, lutar a luta em todos os momentos, não fiquei passivo, não esperei uma ação do meu adversário. Dentro desses objetivos eu atingi. - disse ao Olimpíada Todo Dia. 

Eric Takabatake estreiou na segunda rodada com vitória sobre o tunisiano Fraj Dhouibi, mas acabou parando na seguinte contra o georgiano Lukhumi Chkhvimiani, número 9 do mundo. O brasileiro foi derrotado por um waza-ari no golden score e admitiu que esperava um melhor resultado no Mundial. 

- É um resultado frustrante por toda a preparação que a gente fez, a aclimatação em Hamamatsu que foi muito boa e bem planejada, chegar aqui e não conseguir ir mais para frente na chave. Com tudo o que eu vinha treinando, acho que eu tinha condições de chegar, sem tirar o mérito do meu adversário. Mas, judô é assim, um contra um, 50 a 50 para cada e, nesse nível, são detalhes que acabam decidindo a luta. - disse ao Olimpíada Todo Dia. 

O Brasil vai ao tatame neste domingo com mais três judocas. A partir das 23h (de Brasília), Larissa Pimenta e Eleudis Valentim, na categoria 52kg, e Daniel Cargnin, na 66kg, disputam as preliminares. As finais estão marcadas para a segunda-feira, 7h. 

A ucraniana Daria Bilodid, de apenas 18 anos, sagrou-se bicampeã mundial na categoria -48kg. A judoca, que ficou com o título no ano passado também, é a atleta mais jovem a conseguir o feito.