Bortoleto reforça desempenho abaixo em Baku com queda na classificação da F1
Brasileiro foi 10º no TL1, mas perdeu rendimento acabou eliminado no Q1, em 17º

Nem mesmo o pacote de atualização da Audi ajudou Gabriel Bortoleto no Grande Prêmio do Azerbaijão. Depois de resultados inconsistentes nos treinos, o brasileiro chegou à classificação sem muita confiança, mas com a esperança de chegar ao Q2. Sem sucesso, o jovem piloto acabou eliminado ainda na primeira parte da sessão e vai largar apenas na 17ª colocação.
➡️ Com batida de Antonelli, Russell conquista pole do GP do Azerbaijão na F1 2026
Bortoleto terminou o primeiro treino livre em Baku na 10ª colocação, em um resultado que chegou a indicar um cenário mais positivo para a Audi. O bom desempenho, porém, não se repetiu na segunda atividade de quinta-feira (24). Com problemas de aderência e equilíbrio, ele ficou apenas em 14º lugar.
A situação pouco mudou no terceiro treino livre. Gabriel voltou a ficar na segunda metade do grid e terminou a sessão na 13ª colocação, sem encontrar o desempenho apresentado horas antes. A classificação, então, seria a última oportunidade para a Audi tentar colocar o brasileiro na briga pelo Q2.
Não foi o que aconteceu. O brasileiro não conseguiu avançar ao Q2 e terminou a sessão em 17º lugar, ficando novamente na parte de baixo do grid. Assim, o resultado confirmou a dificuldade que já vinha sendo apresentada pela Audi desde a segunda atividade em Baku.
Após o TL2, inclusive, Bortoleto chegou a admitir que ainda não conseguia explicar a falta de aderência do carro. O brasileiro também destacou as dificuldades provocadas pelo traçado de Baku, que exige um equilíbrio complicado entre velocidade nas longas retas e estabilidade nas partes mais estreitas do circuito.
— Para ser sincero, acho que o carro não estava muito bom no TL2. Estamos com um pouco de falta de aderência, e ainda não sei explicar o porquê — afirmou.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
A Audi chegou ao Azerbaijão com um pacote de atualizações e dividiu os testes entre os dois carros para comparar os dados. No primeiro treino, Bortoleto utilizou as novidades, enquanto Nico Hulkenberg andou com a configuração anterior. No TL2, a estratégia foi invertida.
A ideia era reunir informações suficientes para entender se as mudanças representariam um ganho de desempenho. Até aqui, porém, a evolução não apareceu nos resultados de Bortoleto.
Com a atualização ainda sem entregar o desempenho esperado e a Audi buscando respostas para os problemas de aderência e equilíbrio, Gabriel Bortoleto terá de transformar a corrida em uma oportunidade de recuperação. Depois de começar o fim de semana entre os dez primeiros, o brasileiro largará na parte de trás do grid em Baku.

Tudo sobre

Fórmula 1
A caminho da F1, Rafa Câmara assume a liderança da F2
Há 33 minutos
Fórmula 1
Com batida de Antonelli, Russell conquista pole do GP do Azerbaijão na F1 2026
Há 2 horas
Fórmula 1
Volta a volta da pole de Russell no GP do Azerbaijão pela F1 2026
Há 4 horas
Fórmula 1
Max Verstappen volta a liderar a F1 no treino livre 3 do GP do Azerbaijão
Há 7 horas
Fórmula 1
Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP do Azerbaijão nesta sexta-feira (25)
Há 10 horas
Fórmula 1
Bortoleto expõe dificuldade da Audi em Baku: 'Não sei explicar'
Há 22 horasMais LANCE!

Leclerc admite falta de ritmo da Ferrari nos treinos em Baku

Equipe de Bortoleto confirma dupla para temporada de 2027 da F1

Corrida da F1 no sábado? Entenda a nova data do GP do Azerbaijão

Russell segue no topo da F1 no treino livre 2 do GP do Azerbaijão

Piloto da Haas 'desiste' de possível nova vaga do Brasil na F1

Russell supera Verstappen e lidera o treino livre 1 no GP do Azerbaijão na F1

Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP do Azerbaijão nesta quinta-feira (24)

GP do Azerbaijão pode ter tirado título de Hamilton contra Verstappen na F1 2021

De Baku para a história: como surgiu o famoso 'Eu sou estúpido' de Leclerc na F1

Rodada tripla inédita na F2 surge como trunfo para Rafa Câmara

Red Bull confirma piloto que fará dupla com Verstappen na F1 2027

Gabriel Bortoleto revela desejo ousado na F1: 'O maior campeão'
