Coreias podem ter equipes unificadas em 4 modalidades de Tóquio 2020

Países vizinhos e antigos rivais na política solicitaram podem competir juntos no basquete, hóquei feminino, disputa por equipes mistas de judô e seis categorias do remo.

Coreias unidas - Jogos de Inverno
LOIC VENANCE / AFP

Escrito por

Vizinhos e antigos rivais políticos, as Coreias do Norte e do Sul solicitaram ao Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta sexta-feira, que analise participação de equipes unificadas em competições classificatórias dos Jogos Olímpicos de 2020 em quatro modalidades: basquete feminino, hóquei feminino, disputa por equipes mistas de judô e remo em seis categorias.

O COI informou que vai estudar os pedidos com as federações esportivas envolvidas. A participação de equipes unificadas nos Jogos de 2020 depende da classificação nas modalidades correspondentes. O acordo entre os países foi firmado em uma reunião entre organizações olímpicas e membros dos governos de Seul e Pyongyang, em Lausanne, na Suíça.

Outros esportes podem entrar na lista dos que podem ter as equipes conjuntas, desde que haja tempo para a disputa de torneios classificatórios. Até o momento, as modalidades que já receberam a solicitação foram o hóquei e o basquete feminino, a disputa por equipes mistas de judô (que fará sua estreia em Tóquio) e as categorias masculinas e femininas de remo do quatro sem, four-skiff e oito com.

Eventuais decisões deverão ser aprovadas pelo Comitê Executivo do COI, em encontro marcado para os dias 26 e 28 de março. As delegações das duas Coreias também apresentaram nesta sexta-feira uma candidatura unificada para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

– Embora o processo de candidatura ainda não tenha começado, o COI dá boas-vindas a este projeto e está disposto a prestar assistência às duas Coreias para desenvolvê-lo – diz nota do COI.

O alemão Thomas Bach, presidente da entidade, aprovou a iniciativa dos dois países:

– As discussões deram hoje um passo à frente e demonstram como o esporte pode contribuir para a paz na Península da Coreia e no mundo – destacou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter