Copa Brasil reúne a elite da vela no Rio de Janeiro
Competição, que acontece entre os ias 1º a 6 de dezembro, terá 108 barcos de classes olímpicas e pan-americanas, além de fomentar a nova geração da vela nacional<br>

A Copa Brasil, principal evento da vela olímpica brasileira, está confirmada para ser realizada entre os dias 1º e 6 de dezembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A competição na raia da Rio 2016 contará com as classes olímpicas e pan-americanas, além das categorias da vela jovem, uma das prioridades da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Estão inscritos mais de 200 atletas divididos em 130 barcos. É um dos maiores números de participantes desde que a Copa Brasil de Vela foi idealizada, em 2014. As classes no calendário de regatas são: Laser Radial, Laser Standard, Nacra 17, 47, 49er e 49FX, Finn, Windfoil, 29er, 420, 4.7, Hobie Cat 16, HPE 25, RS:X, Snipe, Star, Windfoil, Bic Techno 293, Formula Kite, Dingue, J24 e Oceano.
O evento reunirá grandes nomes como Jorge Zarif, campeão mundial de Finn, e a dupla de NACRA Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino. Os campeões olímpicos classificados para o Japão, como Robert Scheidt (Laser) e dupla de 49erFX Martine Grael e Kahena Kunze estão na Europa em treinamento.
- As raias serão 5 dentro da Baía da Guanabara, as mesmas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e uma fora. As raias são muito técnicas, com variações de vento e principalmente de correntes. Assim, os velejadores terão que se concentrar muito na parte tática, para tomar as decisões corretas, com rápido raciocínio e com grande poder de observação - explicou Walter Boddner, diretor técnico da CBVELA e gerente geral da Rio 2016.
Programa de Vela Jovem e Programa de Alto Rendimento
A competição vale como seletiva para determinar o apoio para os Sub-23 nas classes Laser Standard Masculino - Laser Radial Feminino - iQFoil Masculino e iQFoil feminino.
Os resultados ajudarão a selecionar quem vai disputar as vagas na Semana Olímpica de Vela em Miami, em janeiro 2021 que classificaram ao Brasil para os 1º Jogos pan-americanos junior de Cali 2021, que serão em setembro.
A Copa Brasil também é seletiva para determinar a equipe Brasileira Sub-19 nos 1º Jogos sul-americanos da juventude Rosario 2021, sem data definida a ser disputado em data a ser definida.
Outro ponto em jogo na Copa Brasil de Vela é que o evento será avaliador de equipes e atletas por parte do Programa de Alto Rendimento - PAR.
O evento também é uma oportunidade para os velejadores da nova geração, que vão trocar experiência com atletas mais experientes.
- Nossa equipe técnica estará presente na água para dar total suporte aos atletas. Realizar uma competição de alto nível, seguindo sempre todas as medidas de segurança das autoridades competentes, sem dúvida faz com que a Copa Brasil de Vela tenha uma importância adicional - disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da CBVela.
Equipe Brasileira de Vela 2020
470 Masculino: Henrique Haddad | Bruno Betlhem ICRJ / RJ
470 feminino: Fernanda Oliveira | Ana Barbachan | CDJ / RS
RS: X feminino: Patrícia Freitas | ICRJ / RJ
Finn: Jorge Zariff | ICRJ/ RJ
Nacra 17 Misto: Samuel Albrecht | Gabriela Nicolino | VDS - ICRJ / RS - RJ
Laser Standard: Robert Scheidt | YCSA / SP
49er FX: Martine Grael | Kahena Kunze | RYC - ICRJ / RJ
49er: Marco Grael | Gabriel Borges | RYC - ICRJ / RJ

Fórmula 1
Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP da Itália neste sábado (5)
Há 24 minutos
Vôlei
Vôlei de praia: Brasil está nas quartas do Sul-Americano masculino
Há 7 horas
NBB
NBB: Botafogo faz movimento de impacto e acerta contratação de Ricardo Fischer
Há 8 horas
Vôlei
Vôlei de praia: Brasil avança com 100% no Sul-Americano feminino
Há 9 horas
Mais Esportes
Karalis consolida ameaça à era Duplantis na Diamond League
Há 10 horas
Vôlei
Seleção de vôlei é derrotada pela França em amistoso
Há 11 horasMais LANCE!

Líberos da Seleção usarão camisa das 'Meninas Superpoderosas' no Sul-Americano

Quem é o italiano que desafia a 'Brazilian Storm' no topo da WSL

Vôlei: veja os lances do amistoso entre Brasil e França

Ponteira da Seleção se lesiona e é desfalque no Sul-Americano

Gabriel Bortoleto vê desempenho cair em treinos iniciais da F1 em Monza

Antonelli xinga Bortoleto em treino da F1: 'Que idiota'

Brasil x França: horário e onde assistir ao jogo de vôlei

Knicks lidera disputa contra Lakers por ex-campeão da NBA, diz jornalista

Seleção Brasileira feminina de vôlei treina no Maracanãzinho

Russell supera Leclerc no treino livre 2 no GP da Itália na F1; Bortoleto é 15º

De Neymar a Hamilton: como seria o line up do Rock in Rio 2026 só com atletas

Final da Diamond League: veja formato, programação e atletas

F1 volta atrás em punição, e piloto perde troféu do GP de Mônaco



