Com acusações contra a Aiba, COI pode retirar boxe de Tóquio-2020

Associação Internacional de Boxe sofre processos de má administração. Comitê estuda possibilidades e pode manter modalidade, mas desvincular o esporte da Aiba

Comitê Executivo Internacional
Conselho Executivo do COI resolveu abrir inquérito contra a Aiba (Greg Martin/IOC)

Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional tomou uma decisão que pode mudar os rumos do Boxe como modalidade nos Jogos de Tóquio-2020. A entidade anunciou nesta sexta-feira que abriu um inquérito para investigar a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) graças à crimes cometidos pelo seu presidente, o uzbeque Gafur Rakhimov. A decisão congela o planejamento para o boxe nas Olimpíadas.

Responsável pelo esporte nos Jogos Olímpicos, a Aiba responde por várias acusações de má administração, contudo, o principal receio do COI é com o Rakhimov. De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, o uzbeque faz parte de uma organização criminosa que contém outras pessoas descendentes da antiga União Soviética, conhecido como Círculo dos Irmãos, que comercializam heroína no país.

Devido às acusações, a Aiba fez um relatório sobre a situação da associação no momento e enviou ao COI, que por sua vez, reconheceu as melhorias na transparência e controle do doping. Contudo, o comitê se disse preocupado com outros pontos, nas áreas de governança, ética e gestão financeira. Kit McConnell, diretor de esportes do COI, disse que existe a possibilidade do esportes estar nas olimpíadas sem a administração da Aiba.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter