Cielo vence 100m livre no José Finkel e aposta em índice técnico por vaga no Mundial

Nadador concluiu o percurso de 100m livre em 46s83 e volta na segunda-feira para a disputa dos 50m.&nbsp;Outros seis competidores obtiveram índices classificatórios. Confira!<br>

Cesar Cielo
Em Pinheiros, Cesar Cielo concluiu a prova 100m livre em 46s83 e levou o título do José Finkel na modalidade (Divulgação)

Escrito por

Cesar Cielo está dando longas braçadas rumo ao Campeonato Mundial de Hangzhou. Na piscina do Esporte Clube Pinheiro, o atleta concluiu o percurso de 100m livre em 46s83 neste domingo e venceu a final da prova do Troféu José Finkel, fase seletiva para o Mundial. Apesar de não ter fechado o tempo de 46s77 exigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele deve ir à China por índice técnico*. Completaram o pódio Marcelo Chierighini, com 46s99, e Matheus Santana, com 47s.

Além da conquista de Cielo, Vinicius Lanza, Luiz Altamir Lopes Melo, Felipe Lima, Guilherme Guido, Etiene Medeiros e Larissa Oliveira obtiveram marcas classificatórias para o Campeonato Mundial.

Aos 31 anos, o campeão olímpico comentou nas últimas entrevistas que essa deve ser a sua última temporada, mas garantiu que dará sequência ao trabalho se reunir condições físicas. Entretanto, a participação nas Olimpíadas de 2020 pode já ser uma realidade distante. Por conta disso, o velocista tem apostado na classificação para o Mundial Hangzhou com a intenção de obter uma grande realização neste ano.

- Todos já me viram chorando com a medalha olímpica e, hoje, estou chorando de novo aqui no José Finkel, para você ver a importância do que é isso para mim. Pode ser meu último Campeonato Brasileiro. Isso faz a gente pensar em tudo que passou para chegar aqui e bater na frente. É algo que mexe muito com o atleta. Particularmente, eu estou muito emocionado com o que aconteceu aqui hoje - disse Cielo.

Após vencer a prova deste domingo, Cielo ainda terá os 50m na terça-feira. Para ter chances de conquistar a vaga na modalidade, o nadador precisa concluir a prova abaixo do tempo estabelecido de 21s29. Ponto positivo é histórico do atleta na prova como fator motivacional. Foi nos 50m que o brasileiro conquistou o tricampeonato mundial e o ouro olímpico nos Jogos de Pequim.


Seis competidores garantem marcas classificatórias para o Campeonato Mundial

Nos 50m peito, Felipe Lima teve um grande desempenho, assim como havia feito nos 100m. O atleta do Minas Tênis Clube, desta vez porém, atingiu o índice necessário para ir ao Mundial ao encerrar o percurso em 26s. Na versão feminina da prova, Jhennifer Alves Conceição mais uma vez estabeleceu o novo recorde Sul-Americano da disputa com o tempo de 30s.

Outro competidor que tem se destacado e voltou obter um bom resultado neste domingo foi Vinicius Lanza, que alcançou o índice nos 200m borboleta e conquistou o ouro na prova (1m51s00). Na mesma disputa, Luiz Altamir Lopes Melo também garantiu o índice com o tempo de 1m51s54.

No feminino, Etiene Medeiros, que ficou fora do Troféu Brasil e do Pan-Pacífico em consequência de uma cirurgia no ombro realizada no início da temporada, retornou em grande estilo a uma competição nacional. Ela não só venceu a prova em que é bicampeã Mundial, como também obteve o índice para o Mundial da China (25s95).

- A gente acabou se tornando uma grande família. Ganhei irmãos neste processo de cirurgia, recuperação e volta às piscinas. Tem muita gente que participou dessa minha conquista aqui hoje. A piscina curta faz parte do processo para que, no ano que vem, eu esteja melhor, depois, em 2020, chegue ao objetivo final - falou a campeã arrancando aplausos de quem esteve na piscina do Pinheiros.

Larissa Oliveira também realizou uma grande prova, terminando com o tempo de 52s45, novo recorde Sul-Americano que também é índice para o Campeonato Mundial de piscina curta de Hangzhou.

A CBDA levará um grupo de 20 atletas para a disputa na China e só estarão presentes os nadadores que concluírem suas provas com o tempo exigido em cada modalidade e possíveis índices técnicos. O Troféu Finkel, que representa a única seletiva nacional para a disputa do Mundial em piscina curta (25m), programada para acontecer em dezembro, termina nesta terça-feira.

Sendo assim, a competição continua nesta segunda-feira (27), na piscina do Esporte Clube Pinheiros, com as provas de 400m medley, 50m borboleta, 200m livre e 100m costas.

*O índice técnico é uma pontuação criada pela FINA para poder comparar diferentes resultados de diferentes provas, obtendo assim um número absoluto que corresponde à melhor performance do atleta na competição.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter