Cidades interessadas em sediar Olimpíada terão que fazer referendo

Medida é aplicada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para que haja desistências e melhora no processo de candidaturas. Escolha de cidade será feita após aprovação popular

Thomas Bach assegurou que haverá um torneio de boxe na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Flickr/COI)
O presidente do COI, Thomas Bach quer melhorar processo de candidaturas  (Crédito: Flickr/COI)

Escrito por

As cidades que estão interessadas em sediar Jogos Olímpicos terão que cumprir uma etapa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai pedir para que as cidades façam um referendo e que será analisado previamente por uma aprovação popular. O motivo da medida é por causa de desistência de metrópoles após divulgar interesse em sediar uma Olimpíada. 

Segundo John Coates, líder de um grupo-trabalho instituído pelo comitê, os pedidos de referendos serão introduzidos na Carta Olímpica (estatuto do COI) e apreciados na assembleia desta semana e incorporados em breve. 

- Não é irracional dizer que antes que consideremos uma cidade [candidata], é preciso que ela nos satisfaça e tenha o apoio público e do governo e, consistentemente com isso, se a cidade for de um país que exija referendo, procure o COI depois de fazê-lo. Nós não gostamos de aceitar cidades e depois elas desistirem - afirmou Coates.

Vale lembrar que nove cidades abandonaram seus pleitos depois de fazerem consultas públicas. O presidente do COI, Thomas Bach disse que a entidade não quer restringir o número de interessados, mas melhorar o processo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter