LANCE!
04/07/2019
18:21
Nápoles (ITA)

Com festa em estilo olímpico - já que foi idealizada pelos mesmos criadores de diversas celebrações esportivas como os Jogos de Inverno de 2006 e os Jogos do Rio-16, a Cerimônia de Abertura da 30ª edição da Universíade levou ontem para o estádio San Paolo, em Nápoles, milhares de atletas universitários, estrelas da música e do esporte italiano, além de políticos e autoridades.

Além do desfile das delegações de 127 países, a apresentação do tenor italiano Andrea Bocelli e o acendimento da pira olímpica foram os pontos altos.  Em dueto com seu filho Matteo, Bocelli cantou clássicos italianos, como o famoso "Funiculi Funicula".

A chama dos Jogos foi acesa com um "chute" imaginário de uma bola de fogo dado por Lorenzo Insigne, craque do Napoli e da seleção italiana de futebol (veja no vídeo abaixo). A bola "acendeu" um vulcão - lembrando que Nápoles é vizinha do Vesúvio - que apresenta uma chama sustentável, sem fogo. A pira seguirá iluminando a região até o final dos Jogos, dia 14.

Segunda maior competição poliesportiva do mundo, a Universíade é realizada a cada dois anos e reúne as estrelas do amanhã do esporte olímpico. Presente à cerimônia, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez a abertura oficial.

- É com alegria e conhecimento de que este grande evento esportivo contribuirá para o fortalecimento dos laços entre os países que declaro aberta a 30ª edição da Universíade - disse Mattarella.

A delegação brasileira, que tem 116 atletas, foi uma das mais animadas e entrou no estádio fazendo uma homenagem aos italianos e napolitanos. Com chapéus de pizzaiolos, os brasileiros vestiam avental com os dizeres  “Obrigado por tudo, especialmente pelo esporte, a cultura e a pizza”, em italiano. Gabrielle Costa, jogadora de futebol feminino, foi a porta-bandeira do Brasil.

Disputando sete das 18 modalidades dos Jogos, o Brasil buscará manter o desempenho conseguido na última edição quando, em Taipei (CHN), conseguiu 12 medalhas (dois ouros, quatro pratas e seis bronzes), ficando na 28ª posição no quadro geral de medalhas.