Cairo Santos vira quarterback na vitória do Kansas. Denver, 1º na AFC

Kicker lança para 3 jardas e se torna primeiro brazuca a completar passe na NFL. Broncos vence no retorno de Peyton Manning e termina com a melhor campanha na AFC 

Cairo Santos Kansas City
Cairo Santos inovou. Na única oportunidade que teve para o field goal,  a jogada falhou e ele  arriscou um passe de 3 jardas para o Kansas City (Foto: Peter Aiken/AFP)

Escrito por

O kicker brasileiro Cairo Santos protagonizou um lance inusitado na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Oakland Raiders. No último quarto, quando iria tentar um field goal, o único brasileiro na NFL, ao ver que o chute não seria possível (por um erro no passe), pegou a bola e acertou um lançamento de três jardas para Anthony Sherman. Como o lance era uma quarta descida para 21 jardas, este pequeno avanço pouco valeu e o time devolveu a bola. Mas entra para a história como o primeiro passe de um brasileiro na NFL.

Embora o Kansas, já classificado para os playoffs, tenha encerrado com chave de ouro a campanha na temporada regular da NFL conseguindo a sua décima vitória seguida (chegou a ter 1v5d e encerrou com 11v e 5d), o time não conseguiu o título da AFC Oeste. Afinal, o Denver Broncos - que teve a volta de Peyton Manning no segundo tempo - derrotou o San Diego Charges por 27 a 20 e terminou com 12 vitórias e 4 derrotas.

O incrível é que o Denver terminaria como o quinto colocado da AFC se perdesse. Mas venceu e, com a surpreendente derrota do Patriots e a combinação dos outros resultados, terminou como o campeão da AFC. Assim, folgará na primeira rodada e terá a vantagem de jogar em casa todas as partidas dos playoffs.
Com isso, os jogos da repescagem da AFC (wildcard) estão definidos: Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers e Houston Texans x Kansas City Chiefs. Os vencedores avançarão para as finais de divisão e enfrentarão como visitantes Denver Broncos e Cincinnati Bengals.


Cairo Santos vira "quarterback"

O Kansas City começou com tudo. Seus dois primeiros ataques terminaram em touchdowns (recepção de 25 jardas de Maclin e corrida de 3 jardas de Ware, com Cairo Santos acertando os dois extra-points para colocar o time com 14 a 0 no primeiro quarto. No quarto seguinte deu branco no quarterback Alex Smith, que sofreu duas interceptações, sendo que na segunda o Oakland retornou para TD, encostando o placar em 14 a 10.

Na volta do intervalo, o time da casa voltou pressionando. marcou dois pontos num safety (quando o quarteback adversário é derrubado dentro do seu próprio gol (a end zone) e amliou para 23 a 10 numa corrida de 15 jardas de Demetrius Harris. Com ma boa vantagem, o time administrou o tempo, teve aquele lance curioso de Cairo Santos, chegou a levar um TD, mas nada que assustasse. E, como o seu jogo terminou muito primeiro, ficou de olho no duelo do Denver Broncos.


Peyton volta e Denver é campeão da AFC

A vitória do Denver Broncos por 27 a 20 sobre o San Diego Chargers foi dramática.  Tudo porque o quarterback Brock Osweiler teve atuação ridícula e obrigou o treinador Gary Kubiak a colocar em campo o veterano Peyton Manning - fora do time há dois meses e ainda não totalmente recuperado de lesão - para evitar a derrota que tiraria o time do primeiro lugar.

Afinal, exceto pelo TD de 72 jardas de Demarius Thomas logo com 20 segundos de jogo, o time da casa foi uma catástrofe, sofrendo dois fumbles (com perda da bola), duas interceptações e devolvendo a bola (punt) nos seis ataques seguintes. Felizmente, o San Diego não foi muito eficaz e conseguiu apenas dois field goals, com o primeiro tempo terminando 7 a 6.

O terceiro quarto começou com uma nova perda de bola do Denver. Só que desta vez o San Diego aproveitou a recuperação e chegou ao primeiro TD numa corrida de 13 jardas de Antonio Gates.

Como Brock Osweiler estava afundando o Denver, o treinador colocou Peyton Manning em campo. O maior recordista de TDs e jardas, recuperado de lesão e de volta após cinco rodadas, encaixou três de quatro passes e levou o time até a linha de 1 jarda. Aí foi só o running back CJ Anderson correr para fazer 14 a 13. No último quarto, um field goal de Brandon McManus levou o Denver a 17 a 13. Dava para festejar? Que nada. Na primeira jogada do San Diego, Philip Rivers fez lançamento de 80 jardas para Tyrell Williams. San Diego 20 a 17.

O Denver empatou o jogo e conseguiu uma interceptação que, na jogada seguinte, Ronnie Hillman correu para 23 jardas, fazendo 27 a 20. Como o último ataque era do San Diego, a partida seguiu dramática até os segundos finais, quando somente aí a torcida do Denver respirou tranquila e festejou um título de AFC que acabou caindo no seu colo com a derrota do Patriots. 

Brock Osweiler fechou o jogo com 14 passes certos em 22, com 232 jardas, 1 passe para TD e 2 interceptações. Manning encerrou com 5 passes em 9, com 69 jardas. 


Na NFC, Seattle arrasa Arizona Cardinals

Quem imaginava que o Seattle Seahawks - campeão da NFL em 2014 e vice em 2015 mas sem o craque Marshall Lynch (machucado) há várias rodadas - não seria páreo para o Arizona Cardinals, segundo melhor time da NFC e que jogava em casa, enganou-se. Com uma atuação espetacular em todos os setores no primeiro tempo e com o seu especialista de retorno de punt, Tyler Lockett, fantástico, o Seattle arrasou o rival por 36 a 6. Na verdade, o Seattle matou o rival no primeiro tempo, que terminou 30 a 6. Na etapa final o jogo correu solto, com os times nitidamente evitando jogadas mais fortes para evitar lesões.
Lockett fez 4 retornos para 128 jardas. O quarterback Russell Wilson também foi muito bem, com 19 passes em 28 tentativas, 197 jardas, 3 Tds e nenhuma interceptação. Russell também correu para 13 jardas e se tornou o primeiro quarterback da história da NFL a fechar a temporada regular com mais de 4000 jardas, 30TDs ou mais e 500 jardas ou mais em corridas.

RODADA 17 DA NFL (ÚLTIMA DA TEMPORADA REGULAR)

DOMINGO (3/1)


Atlanta Falcons 17 x 20 New Orleans Saints
Buffalo Bills 22 x 17 New York Jets
Chicago Bears 20 x 24 Detroit Lions
Cincinnati Bengals 24 x 16 Baltimore Ravens
Cleveland Browns 12 x 28 Pittsburg Steelers
Dallas Cowboys 23 x 34 Washington Redskins
Houston Texans 30 x 6 Jacksonville jaguars
Indianapolis Colts 30 x 24 Tennessee Titans
Miami Dolphins 20 x 10 New England Patriots
New York Giants 30 x 35 Philadelphia Eagles
Arizona Cardinals 6 x 36 Seattle Seahawks
Carolina Panthers 38 x 10 Tampa Bay Buccaneers
Denver Broncos 27 x 20 San Diego Chargers
Kansas City Chiefs 23 x 10 Oakland Raiders
San Francisco 49ers 19 x 16 Saint Luis Rams

Jogo não encerrado
Green Bay Packers x Minnesota Vikings


Classificação

AFC

AFC Leste
1º New England Patriots (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º New York Jets (10 vitórias e 6 derrotas) - Eiminado
3º Buffalo Bills (8 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado
4º Miami Dolphins (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado


AFC Norte
1º Cincinnati Bengals (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Pittsburgh Steelers (10 vitórias e 6 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Baltimore Ravens (5 vitórias e 11 derrotas) - Eliminado
4º Cleveland Browns (3 vitórias e 13 derrotas) - Eliminado

AFC Sul
1º Houston Texans (9 vitórias e 7 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Indianapolis Colts (8 vitórias e 8 derrotas) - Eiminado
3º Jacksonville Jaguars (5 vitórias e 11 derrotas) - Eliminado
4º Tennessee Titans (3 vitórias e 13 derrotas) - Eliminado

AFC Oeste
1º Denver Broncos (12 vitórias e 4 derrotas) - Classificados para os playoffs 
2º Kansas City Chiefs (11 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Oakland Raiders (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º San Diego Chargers (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado


Playoffs da AFC
(Folgam Denver Broncos e New England Patriots)​


Cincinatti Bengals x Pittsburgh Steelers
Houston Texans x Kansas City Cheifs  

NFC

NFC Leste

1º Washington Redskins (9 vitórias e 7 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Philadelphia Eagles (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
3º New York Giants (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado
4º Dallas Cowboys (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado

NFC Norte
1º Green Bay Packers (10 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Minnesota Vikings (10 vitórias e 5 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Detroit Lions (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º Chicago Bears (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado

NFC Sul
1º Carolina Panthers (15 vitórias e 1 derrota) - Classificado para os playoffs
2º Atlanta Falcons (8 vitórias e 8 derrotas) - Eliminado
3º New Orleans Saints (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º Tampa Bay Buccaneers (6 vitórias e 10 derrotas) - Eliminado

NFC Oeste
1º Arizona Cardinals (13 vitórias e 3 derrotas) - Classificado para os playoffs
2º Seattle Seahawks (10 vitórias e 6 derrotas) - Classificado para os playoffs
3º Saint Louis Rams (7 vitórias e 9 derrotas) - Eliminado
4º San Francisco 49ers (4 vitórias e 12 derrotas) - Eliminado




News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter