Brasileiro denuncia insultos racistas em jogo de futsal em Portugal
Ciro disse que foi chamado de 'macaco' por torcedores do Modicus na Taça de Portugal

O brasileiro Ciro Fernando, jogador de futsal do Burinhosa (POR), declarou ter sido vítima de insultos racistas em partida no último sábado, contra o Modicus. Ele afirmou que ouviu gritos de "macaco" da torcida adversária, durante o jogo válido pela fase de 16 avos de final da Taça de Portugal. Ciro denunciou o caso em nota de repúdio na sua página do Facebook, e acrescentou que as autoridades ignoraram o ocorrido.
- A torcida se manifestava e gritava de forma desrespeitosa e preconceituosa com xingamentos de "macaco". As autoridades competentes nada fizeram, ignorando o mal feito e a total falta de respeito. Cor, raça ou nacionalidade não interferem no meu profissionalismo. Respeito é o que qualquer pessoa merece!
Em resposta, o Modicus emitiu comunicado para prestar solidariedade ao brasileiro. O time de Sandim também ressaltou que não tem qualquer relação com o caso.
- O clube está disponível para colaborar com as autoridades na apuração dos fatos. Tais atitudes não combinam com os princípios éticos e de fair-play do nosso clube.
Ciro tem 29 anos, atua como fixo e vive desde 2008 em Portugal, onde construiu toda sua carreira no futsal. O jogador chegou nesta temporada ao Burinhosa, clube da primeira divisão que tem outros cinco brasileiros no elenco: o goleiro John Welton, os alas Marquinhos, Adriano Lemos e Matheus e o pivô Rick.
Confira a nota de Ciro na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
Venho por meio deste manifestar a minha tristeza e INDIGNAÇÃO sobre o ocorrido hoje no jogo entre Burinhosa vs Modicus no Pavilhão de Sandim pela Taça de Portugal, onde prestes a completar 12 anos no país e cidadão português , passei pelo cenário de RACISMO, onde a torcida do time adversário ( Modicus) se manifestava e gritavam de forma desrespeitosa e PRECONCEITUOSA com xingamentos de MACACO a minha pessoa. Onde as autoridades competentes nada fizeram ignorando o mal feito e a total falta de respeito. O RACISMO É CRIME e o meu PROFISSIONALISMO não interfere na minha cor, raça ou nacionalidade. RESPEITO É O QUE QUALQUER PESSOA MERECE!! Tristeza define, onde ainda existam pessoas deste tipo.
Sem mais.

Vôlei
Central desfalca Sesc RJ Flamengo na Superliga 2026/27
Há 8 horas
Lutas
Brasileiro é demitido do UFC após polêmica com arbitragem
Há 9 horas
Copa do Mundo 2026
Infantino é denunciado ao COI por interferência de Trump na Copa do Mundo
Há 9 horas
Tênis
Após Wimbledon, lenda do tênis faz alerta sobre Djokovic: 'Esconde o que sente'
Há 9 horas
NBB
Flamengo contrata ala-pivô com passagem pela NBA
Há 10 horas
Vôlei
Bernardinho define relacionados para a estreia na semana 3 da VNL
Há 10 horasMais LANCE!

Dois anos para LA28: COB inaugura Calçadão da Fama em Copacabana

Brasileiro ataca Conor McGregor após UFC 329: 'Se eu pego, mato'

Times da Superliga disputam torneio preparatório em Foz do Iguaçu

Ferrari prepara mudanças para o GP da Bélgica

Chefe da Mercedes freia comparações de Antonelli com Ayrton Senna

Alonso ficará fora do primeiro treino do GP da Bélgica

Após Wimbledon, João Fonseca irá jogar campeonato no Brasil

Clima ameaça GP da Bélgica e pode marcar estreia da F1 2026 na chuva

Após UFC 329, lutador brasileiro desafia Israel Adesanya

Gabi Guimarães está fora da fase final da Liga das Nações

Brasileiro entra no top-15 de divisão do Ultimate após UFC 329

Lando Norris bate com carro histórico da McLaren em Goodwood

Bortoleto chega embalado ao GP da Bélgica após fim de jejum





