Brasil terá inspiração amazônica nos uniformes da abertura de Tóquio-20

Estampas produzidas pela marca carioca Wöllner exaltam a flora e a fauna brasileiras<br>

Arthur Nory - Cerimônia de Abertura de Tóquio 2020
Arthur Nory revelou nas redes sociais modelo que os brasileiros vestirão na cerimônia (Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

O uniforme de desfile do Time Brasil para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 foi revelado nesta quinta-feira. Produzida pela marca carioca Wollner, a estampa traz os peixes amazônicos como elementos centrais, além de outras referências à flora e fauna brasileiras, combinadas a traços da tradicional pintura japonesa. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, a delegação nacional terá cerca de 270 atletas em Tóquio.

– Ficamos encantados com a beleza e delicadeza da estampa criada pela Wöllner especialmente para o Time Brasil. Os uniformes têm a cara do nosso país, sem deixar de lado o traço oriental como homenagem aos nossos anfitriões; Temos certeza de que o Time Brasil encantará o público durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, mostrando toda nossa brasilidade e causando uma ótima impressão ao público japonês – disse Manoela Penna, diretora de Marketing e Comunicação do COB. 

Para chegar ao layout final, os designers da Wöllner realizaram um estudo dos tradicionais desenhos de animais japoneses e identificaram a carpa como um peixe que simboliza a superação. Assim, foi feito um paralelo dos peixes amazônicos que, assim como a carpa, nadam contra a corrente para alcançarem seus objetivos, e a carreira de um atleta de alto rendimento para chegar no topo do pódio.

– Vencendo desafios e lutando contra a corrente para conseguir se reproduzir, a carpa, diz a lenda, ao conseguir subir uma cachoeira, acaba por se transformar em um dragão. Imediatamente fizemos um paralelo com a história de um atleta profissional, cuja vida cheia de desafios e reviravoltas culmina com a medalha olímpica, uma recompensa por todo esforço despendido – explicou o CEO da Wöllner, Giuliny Shauer.

Inspirados nos desenhos das carpas, a estampa, além dos peixes, possui folhas de bananeira, espada de São Jorge, orelha de elefante, palmeira, alocasia e heliconia.

O ginasta medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory foi o primeiro atleta a experimentar as vestimentas e aprovou o resultado.

– Achei tudo muito bonito, confortável e leve. Sabemos que vai estar bastante calor no Japão na época dos Jogos Olímpicos, então achei ótimo. Toda a história que criaram por trás do uniforme é muito legal. O conceito do peixe amazônico, da fauna e flora brasileiras juntas no uniforme, ficou bem bonito. O Time Brasil será um grande destaque no desfile dos países – elogiou Nory.

O lançamento oficial dos uniformes de desfile do Time Brasil será realizado em evento no dia 15 de abril, data que marcará os 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No Japão, os atletas brasileiros terão uma experiência customizada para receber os uniformes na base do COB em Ota, logo ao desembarcar no país. A Wöllner desenvolverá ainda itens licenciados com as estampas exclusivamente criadas para os atletas brasileiros, além da marca do Time Brasil. Os produtos estarão à venda em todas as lojas da rede a partir de junho de 2020, com royalties direcionados ao Comitê Olímpico do Brasil.

Criada no Rio de Janeiro há 26 anos, a Wöllner conquistou seu público com um estilo leve e vibrante, aliados à uma grande e verdadeira conexão com o esporte: seu fundador Lauro Wöllner, ex-velejador, fez campanha olímpica para os Jogos de Moscou 1980, perdendo a vaga para Marcos Soares e Eduardo Penido, que vieram a se sagrar campeões olímpicos na classe 470.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter