José Roberto Guimarães comanda e dirige o Barueri na Superliga (Foto: Jonas Moura)

José Roberto Guimarães comanda e dirige o Barueri na Superliga (Foto: Jonas Moura)

Jonas Moura
17/05/2022
15:46
Rio de Janeiro (RJ)

O Barueri, idealizado e comandado pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, anunciou nesta terça-feira um novo parceiro para dar sequência ao projeto, que a cada ano abre espaço para a nova geração do vôlei brasileiro. O clube fechou contrato com a Zaiden, empresa 100% nacional, com sede em Jaraguá do Sul (SC). E o acerto se deu de forma curiosa.

+ Douglas Souza vai jogar em São Paulo para conciliar carreira no vôlei com vida de celebridade

Sócio da Zaiden, Marcelo Noronha contou que já tinha a vontade de levar sua marca para a Superliga. E teve a certeza de que seria a oportunidade ideal ao acompanhar um jogo de Barueri pela televisão. Kid, ex-jogador da Seleção Brasileira, fez a ponte entre o empresário e Zé Roberto. As conversas evoluíram até a efetivação do acordo, que não envolve aporte direto de recursos, mas alivia em grande medida as contas do projeto.

- O comentarista elogiou muito o projeto de Barueri, e destacou que ele estava precisando de patrocínio. Na mesma hora eu tive vontade de contribuir com essa equipe do Zé Roberto, tendo ao mesmo tempo a chance de mostrar a nossa marca num cenário tão importante como a Superliga - explicou Noronha.

Dinheiro do bolso e amor ao projeto

Treinador do Brasil na conquista dos ouros da Seleção feminina em Londres-2012 e Pequim-2008 e da masculina em Barcelona-1992, o paulista está em Saquarema orientando suas comandadas para a temporada 2022, que tem como primeiro desafio a Liga das Nações, entre os dias 31 de maio e 17 de julho. Mesmo à distância, ele segue em busca de apoio e dos preparativos para o Barueri, que terminou a última Superlgia em sétimo lugar.

A falta de apoiadores chegou a fazer com que Zé investisse recursos próprios no time nos últimos, e o resultado tem sido a oportunidade para jovens talentos ganharem bagagem. Casos da oposto Lorrayna (de saída para o exterior) e das centrais Diana (renovada) e Lorena (de saída para o Sesi Bauru), que hoje estão na Seleção. 

Lorrayna, um dos nomes da nova geração que brilhou em Barueri (Foto: Orlando Bento/MTC)
Lorrayna, um dos nomes da nova geração que brilhou em Barueri (Foto: Orlando Bento/MTC)

- Ficamos muito felizes por termos fechado essa parceria, que é vitoriosa desde já. Trata-se de uma marca jovem, cheia de sonhos e de motivação. São exatamente as mesmas características da nossa equipe. A identidade de propósitos é muito grande - disse Zé Roberto, em comunicado divulgado pela assessoria do Barueri.

A confecção fornecerá uniformes para as 60 atletas das categorias de base, para as cerca de 20 jogadoras da equipe adulta e aos integrantes das comissões técnicas. A linha de produtos abrange camisas, shorts, uniformes de treino e de passeio e malas. A ideia é que os fãs também possam adquirir os uniformes.

- O público do vôlei vai conhecer a melhor camiseta esportiva do mercado. Já entregamos o primeiro lote e recebemos muitos elogios das jogadoras de Barueri. A camisa é feita com poliamida. É um material mais geladinho, gostoso e macio, e que seca rápido. Em um ginásio quente, a temperatura desse material chega a ficar dois graus abaixo de uma camisa comum, feita de poliéster - disse Noronha.

A Zaiden iniciou sua trajetória no nicho do beach tennis, apoiando atletas brasileiros que participam do circuito mundial da modalidade. No vôlei, a marca apoia e patrocina as categorias de base do time de Jaraguá do Sul desde 2018.